top of page

Minicursos voltados para o ensino da física serão realizados nessa quarta-feira no IFF



Voltado para os professores de Ciências do município, os minicursos para o Ensino de Física: Uso de fotografia artesanal para o ensino de óptica e Rotação por estações no ensino de Magnetismo, serão realizados nessa quarta-feira (7) no Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento faz parte da programação dos Minicursos para o Ensino de Física, referente ao ano letivo de 2023, planejados pela Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com o IFF e a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). As inscrições ainda podem ser feitas através desse link


O minicurso Uso de fotografia artesanal para o ensino de óptica vai ser ministrado pelas professoras Doutoras Renata Caldas, Maria Priscila Castro e o mestrando Márcio Freitas. Já o minicurso para o Ensino de Física: Rotação por estações no ensino de Magnetismo vai ser desenvolvido pelo professor Doutor Vantelfo Nunes e a mestranda Karen A.A. Batista. A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, destaca a importância de os professores realizarem as capacitações com temas voltados para a física.


“A Física está em nossa vida, ligada diretamente ao nosso dia a dia, e ter condições apropriadas para aprender e ensinar sobre ela, não poderia ser diferente! Esta formação problematiza a física no cotidiano dos nossos alunos a partir de estratégias de ensino que vão ao encontro de uma aprendizagem mais envolvente e prática, oportunizando ao docente e ao estudante experimentar, compartilhar informações, a criar”, diz Talita.


Coordenadora Pedagógica de Ciências da Natureza, Carla Salles, disse que a parceria com o IFF por meio do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física vem proporcionar aos professores de Ciências um aperfeiçoamento para o ensino nesta área, pois a grande maioria possui formação em Biologia e carecem dos conteúdos referentes a física. “Como nossa área de conhecimento, Ciências da Natureza, envolve os três componentes: biologia, química e física, nós buscamos essa parceria na intenção de proporcionar ao professor de Ciências mais um momento de grande aprendizagem”, ressaltou.


A professora Renata Caldas possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Fluminense (IFF). Tem experiência na área de Física Geral, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem, aprendizagem significativa em física, interdisciplinaridade em ciências naturais, formação de professores. Atualmente coordena a área de Ciências da Natureza no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e o Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos no IFF. Desde 2014, coordena o polo 34/IFFluminense do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da SBF/CAPES.

27 visualizações
bottom of page