Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos amplia parceria com o município


A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, e comitiva do Governo Federal, participaram nesta quinta-feira (26), no Teatro Trianon, em Campos, de solenidade para firmar parcerias com a Prefeitura nas áreas da educação e social. O objetivo é ampliar o acesso da população às novas políticas públicas, que visam à diminuição das vulnerabilidades sociais e que melhorem a qualidade do ensino-aprendizagem. O prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama, Tassiana Oliveira, receberam os representantes do Governo Federal, acompanhados da deputada federal, Clarissa Garotinho; do deputado federal, Hélio Lopes; da deputada federal, Rosangela Gomes; e do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, que também participaram do evento, bem como prefeitos e vereadores das regiões Norte/Noroeste Fluminense. O encontro regional no município foi agendado pela deputada federal, Clarissa Garotinho.

Na área da Educação, as autoridades assinaram convênio com o governo municipal para implantação de dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com a Secretaria Nacional da Família, ligada ao MMFDH, para execução dos projetos Famílias Fortes e Reconecte. As ações vão beneficiar 2.465 famílias no município. Além disso, ela certificou as famílias contempladas em um terceiro projeto, desenvolvido em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE): o Programa Família na Escola (PFE). Camila Ribeiro Riscado, presente ao evento com seus dois filhos, representou as cerca de 100 famílias beneficiadas e recebeu o certificado das mãos da ministra e do prefeito. A ministra destacou que Campos reduziu em 40% os índices de gravidez em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, graças ao trabalho realizado pelo PSE junto às unidades escolares. “O trabalho executado em Campos serviu de base para a criação do Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência. Fico feliz de ver que em Campos as pessoas têm orgulho de pertencer à cidade, que está dando uma clara demonstração de que acredita e constrói políticas públicas que têm como prioridade o fortalecimento de vínculos familiares”, comentou. De acordo com Wladimir, além do presidente da Nação, Jair Bolsonaro, Cristiane é a sexta ministra a visitar o município em pouco mais de um ano de governo, para firmar parcerias em benefício da população campista. “Tiramos Campos do isolamento e vou continuar fazendo o possível para que a cidade não viva mais o que viveu há bem pouco tempo. Estamos trabalhando para que nosso município continue sendo referência em coisas boas para o país. Eu solicitei aos secretários que planejassem as ações para que fossem duradouras e é isso que estamos fazendo”, afirmou o prefeito. Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o Programa Reconecte visa fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, fornecendo acesso mais amplo ao conhecimento cientifico às famílias e à população em geral, orienta quanto ao uso de recursos tecnológicos de maneira adequada, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica, visando à aquisição de uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico.


Já o Programa Famílias Fortes é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. “É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos”, explicou Feres. MAIS PARCERIAS – A ministra doou, ainda, três carros zero km e kits de informática para atender aos núcleos do Conselho Tutelar, fruto de parceria com a bancada do Rio de Janeiro.

1 visualização