top of page

Ministério Público do Trabalho na Escola: culminância no Teatro de Bolso




O Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil foi comemorado no dia 12 de junho e, para marcar a data, diversas unidades escolares da rede municipal de ensino estão promovendo diferentes ações, este mês, para trabalhar a temática com os estudantes. São unidades que participam do projeto MPT na Escola, cuja culminância vai acontecer no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro, no dia 6 de julho, das 8h às 12h.



O evento contará com participação da promotora Guadalupe Couto, que ministrará palestra sobre o tema, apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), anúncio dos vencedores por categoria e entrega de prêmios.


Trata-se de ação desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (MPT/RJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), que certificarão os alunos participantes do projeto. Cerca de 3 mil estudantes de 21 unidades municipais estão sendo contemplados nas atividades que visam chamar a atenção da comunidade escolar para o problema do trabalho infantil, com atividades artístico-culturais, coordenadas pelos professores, voltadas aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.





Escolas Municipais como a Augusto Machado Viana, Manoel Coelho e Branca Peçanha são algumas das envolvidas, de acordo com a coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu.


“É lindo de ver as crianças produzindo conhecimento e tomando consciência de que criança não trabalha! Nós, professores, temos o dever de promover a cultura do brincar na escola e não somente estudar. O brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança, pois através da brincadeira a criança expressa suas vontades e desejos. É através da brincadeira que a criança regula suas próprias ações e emoções desenvolvendo assim sua autonomia”, destacou Neidimar.





A coordenadora pedagógica do projeto, Regina Lannes, explicou que são desenvolvidos diversos temas em sala de aula visando à sensibilização e conscientização quanto aos direitos da criança e do adolescente. As atividades envolvem gibis, cartazes e orientações pedagógicas para o professor. Os educadores passaram por uma formação on-line direto com a equipe nacional de procuradores que desenvolvem o projeto.




“Os professores receberam um link com diversos materiais de apoio para elaborarem aulas temáticas unindo ao conteúdo programático. As atividades desenvolvidas em sala de aula são diversas e envolvem mural, pesquisa, roda de conversa, gráfico, palestras, entre outros. O projeto começou em março e haverá, ainda, um concurso em nível nacional e os alunos concorrerão a quatro categorias: desenho, conto, poesia e música”, disse Regina.


ESCOLAS PARTICIPANTES:


E.M Manoel Ribeiro do Nascimento

E.M Manoel Simões Rezende

E.M José de Azevedo

E.M Branca Peçanha

E.M Santa Maria

E.M Jaques Richer

E.M Sebastião Ribeiro de Deus

E.M Instituto São José

E.M N.S. Aparecida

E.M Mário Barroso

E.M Leopoldino Maria

E.M Augusto Machado Viana

E.M José Giró Faísca

E.M Lions II

E.M Conselheiro Josino

E.M Manoel Coelho

E.M Professor Carlos Bruno

E.M Albertina Azeredo Venâncio

E.M Lulo Ferreira de Araújo

Ciep Maestro Villa Lobos

E.M Bartholomeu Lysandro






 

Comments


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page