Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em Campos nesta quinta-feira







A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, vai estar em Campos nesta quinta-feira (26), às 14h. A convite da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), ela vai certificar, de forma simbólica, 12 famílias que participaram do Programa Família na Escola (PFE) no município. No entanto, mais de 100 famílias já foram contempladas. A solenidade acontecerá no Teatro Municipal Trianon, de acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres.


Campos foi a primeira cidade do país a implantar o Programa, servindo de referência para outras cidades. “Após o evento, vamos continuar certificando as famílias beneficiadas com esse programa que vem abrindo caminhos para tantas pessoas nesse período pós-pandêmico, ajudando, assim, no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou Marcelo.


O prefeito Wladimir Garotinho e a secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, lançaram o Programa Família na Escola em Campos em outubro do ano passado. Voltado aos profissionais de educação e famílias de crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais, o PFE visa promover a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.


Por meio da Seduct, a Prefeitura firmou outros dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com a Secretaria Nacional da Família, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo, segundo o secretário, é a execução em conjunto dos projetos Famílias Fortes e Reconecte.


O Programa Reconecte visa fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, fornecendo acesso mais amplo ao conhecimento cientifico às famílias e à população em geral, orienta quanto ao uso de recursos tecnológicos de maneira adequada, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica, visando à aquisição de uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico.


O Programa Famílias Fortes é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.


O diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família, Daniel Celestino, comentou: “É com muita alegria que nós da Secretaria Nacional da Família firmamos mais essas duas parcerias com o município de Campos dos Goytacazes. Essa parceria que se iniciou com o Projeto Família na Escola, o qual Campos dos Goytacazes foi o primeiro município do país a aplicar, agora se fortalece ainda mais com os projetos Reconecte e Famílias Fortes. Nós entendemos que essas parcerias entre o Governo Federal e os Municípios são muito benéficas para todos, especialmente para a população da região e sendo um município tão parceiro, o benefício é ainda maior”.


A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, representante institucional dos acordos, assim como do Programa Família na Escola, junto à Secretaria Nacional da Família, esclarece que a adesão do município em mais dois Programas é de extrema importância para a comunidade escolar. “E também para nossa sociedade como um todo, pois tais propostas reforçam o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de habilidades parentais e sociais”, disse Catia.








47 visualizações