
Na próxima quinta-feira, 27 de julho, alunos da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, vão realizar uma Mostra Cultural em parceria com a equipe do projeto Enel Compartilha Energia na Escola. O evento acontecerá das 8h às 12h e contará com exibição dos trabalhos realizados pelos estudantes, apresentações de música, maquetes, cartazes, entre outras produções com temática de Sustentabilidade e Eficiência Energética.
A programação terá formato de Feira Cultural e incluirá uma Cerimônia de premiação dos trabalhos. Toda a comunidade escolar é chamada a participar. Os participantes poderão levar uma conta de luz e duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas para trocar por 02 lâmpadas LED no stand da Enel durante o evento. Eles receberão, ainda, instruções sobre como reduzir a conta de luz mudando alguns hábitos, como trocar as lâmpada por outra mais econômica.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, estudantes de várias unidades escolares da rede municipal de ensino foram contemplados, como Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Parque Eldorado, Dr. Getúlio Vargas (Tocos) e Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo.

O projeto visa formar jovens e professores e disseminar a importância do consumo consciente da energia elétrica, dos recursos naturais e meio ambiente. Através de atividades educativas e lúdicas, segue três etapas: sensibilização com os professores; palestra lúdica para os alunos e visitação à Nave Enel. São abordados temas como cidadania, sustentabilidade, uso seguro e eficiente da energia elétrica.
“O projeto tem como objetivo trabalhar a sustentabilidade nas escolas, a fim de que a comunidade escolar possa promover cuidados preventivos em relação à energia elétrica e seu uso correto, gerando economia de energia e favorecendo o meio ambiente”, explicou Marcelo.
Trata-se de ação interdisciplinar do Procel e do Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Ministério da Educação, realizado por meio das concessionárias de energia elétrica do país e de outros agentes. A informação é da diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Ludmila da Mata.
“Temos buscado parcerias e projetos que visam enriquecer o ambiente escolar e a aprendizagem dos alunos. O projeto Enel traz para o ambiente escolar conhecimentos através de oficinas sobre energias renováveis e sustentabilidade, tema importante para a sociedade, além da tecnologia da Van Experience que desperta o interesse dos alunos e os coloca diante de uma experiência única de simulador e jogos interativos”, destacou Ludmila.
Comments