top of page

Motoristas da Seduct participam de curso de primeiros socorros



Os colaboradores do setor de transporte e almoxarifado da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram de uma capacitação de primeiros socorros, na manhã desta sexta-feira, no auditório da prefeitura. A capacitação foi promovida pelo curso de Enfermagem do IFF Campus Guarus e do Programa Saúde na Escola (PSE). O secretário de Educação Ciência e Tecnologia Marcelo Feres e o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães e a assessora técnica Catia Mello, participaram do evento.


Durante a capacitação, os colaboradores aprenderam noções básicas de primeiros socorros, ou seja, como proceder em casos de desobstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória e convulsões. Marcelo Feres ressaltou que esse tipo de capacitação é muito importante em qualquer tempo e lugar, principalmente, na Educação.



“Temos mais de 50 mil crianças na Rede Municipal e termos esses profissionais capacitados para atender uma emergência nos deixa tranquilos. Costumo dizer que todos que trabalham na Educação são educadores porque lidam com crianças e precisam sempre estarem atentos. Ninguém está livre de uma emergência por isso fico muito feliz por vocês estarem recebendo essas orientações”, disse Marcelo.


Já Nilo Manhães citou a importância de os profissionais estarem preparados para um eventual incidente. "É importante que os motoristas saibam como proceder em caso de uma criança engasgar dentro dos veículos. E isso é importante para a vida. Pode acontecer no trabalho ou na família. É essencial saber o que fazer" diz Nilo.


Coordenador do setor de Transporte, Vagner Santiago, também falou sobre a importância do socorro imediato. "Hoje os motoristas trabalham também com crianças especiais, logo, todo treinamento é válido para que saibam o que fazer numa emergência" diz Vagner.


Professor de Enfermagem do IFF, Heleno Proveti Moreira, ressaltou que os conhecimentos de primeiros socorros são de suma importância no dia-a-dia de todos. "É uma capacitação que deve ser dada a todos os profissionais porque você pode salvar uma vida caso aconteça uma situação de engasgo ou parada cardiorrespiratória, onde a pessoa estiver. Que todos sejam multiplicadores desse conhecimento" diz o professor.



O coordenador do PSE João Paulo de Oliveira, pontuou a importância de ações de extensão com foco na temática de primeiros socorros, assegurando a assistência em possíveis situações de emergência.

"Proporcionar essa capacitação para os colaboradores do transporte e do almoxarifado é de suma importância, tendo em vista, que eles são pertencentes do corpo escolar e estão diariamente em contato com os alunos. Agradecemos imensamente a parceria com o IFF Campus Campos Guarus por proporcionar e disseminar informações tão cruciais e relevantes para toda a Escola", disse João.

43 visualizações

Comentários


bottom of page