Novidade anunciada durante live Hora da Educação com Secretário de Saúde

Secretaria municipal de Educação vai lançar edital de projeto voltado à iniciação científica

Foto: Reprodução


O projeto de lives Hora da Educação desta sexta-feira (5) recebeu o secretário de Saúde, Paulo Hirano. Durante esse mês de novembro, o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, está conversando com gestores de órgãos e autarquias municipais para dialogar sobre ações e parcerias intersetoriais visando à melhoria da qualidade do ensino na rede municipal. Marcelo anunciou importante novidade para a área de ciência e tecnologia:


"Vamos lançar, em breve, um edital para os professores e estudantes participarem de projetos voltados à iniciação científica. Sabemos da importância que é o aluno respeitar e compreender a ciência, desenvolver o método científico. Vamos envolver as universidades, estimular a área de ciência e tecnologia a partir do ensino fundamental", informou.


Para quem não acompanhou o bate-papo ao vivo, é possível assistir no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no Youtube (AQUI). Marcelo falou das principais ações desenvolvidas pela secretaria durante esta semana, como, por exemplo, parcerias que estão sendo firmadas com o Presídio Feminino para alfabetização das internas e com a Subsecretaria de Meio Ambiente para projeto de reciclagem nas escolas municipais.


Ele lembrou que o processo de renovação de matrícula dos alunos da rede municipal de ensino de Campos - das modalidades Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - prosseguirá até o dia 30/11. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou o processo na quarta-feira (03). A renovação da matrícula é obrigatória para os alunos que querem prosseguir com os estudos na rede municipal e deve ser realizada (AQUI).

Segundo o secretário, a partir dos próximos dias, terá início a manutenção preventiva (periódica) e corretiva predial, tanto em imóveis próprios quanto alugados. A Secretaria já elencou as prioridades e a previsão é que 52 unidades sejam atendidas nessa primeira etapa e outras 56 unidades na segunda, de forma que ocorra a manutenção dessas 108 em 03 meses, para iniciar o ano letivo de 2022 em fevereiro, com as unidades em melhores condições.


"No entanto, na rede municipal de ensino, será seguido o acordo com o Ministério Público, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no mês passado, no qual ficou decidido que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia somente vai reabrir a totalidade das unidades da rede pública de ensino municipal, em formato integralmente presencial, no início do calendário letivo de 2022", disse Marcelo.

Ele revelou ao secretário de Saúde que o slogan da Secretaria - "Educação ilumina vidas" - partiu de uma fala de Paulo Hirano durante uma conversa informal entre os dois gestores. "Essa frase virou o slogan da educação e dou o crédito ao senhor, pois é algo muito importante, forte e simbólico, é nisso que acreditamos", comentou.

Nascido em Londrina, Paulo Hirano mudou-se para Campos para cursar Faculdade de Medicina em 1970 e por aqui ficou. "Fui professor por muitos anos da Faculdade de Medicina, diretor geral da Estácio de Sá, secretário municipal de Saúde pela primeira vez em 2009 e vereador", lembrou.

Uma das parcerias desenvolvidas entre os dois órgãos, por meio do Programa Saúde na Escola, diz respeito às ações desenvolvidas para a implantação do Plano Municipal do Ensino Híbrido Seguro, e inclui: vacinação em massa dos profissionais da Educação dentro da própria Seduct; criação do polo de testagem para os trabalhadores da Educação e alunos, também na sede da Secretaria; parceria na elaboração do Manual do Ensino Híbrido, entre outras medidas.

"Essas parcerias são muito ricas, pois têm o objetivo de promover o acolhimento, atenção e maior resolutividade nos casos de Covid. Tudo o que fazemos é com base na ciência. A Secretaria de Educação está servindo de referência para o país, segundo palavras de representantes do próprio Governo Federal", lembrou o médico.

A servidora Maria de Fátima Alonso comentou no chat ao vivo: "O zelo, os procedimentos de prevenção e combate à Covid-19 prestados aos profissionais da educação foi algo admirável. Parabéns a todos os envolvidos".


Reportagem: Kamilla Uhl

70 visualizações