top of page

Novo ciclo de workshop de saúde mental para profissionais da Educação

Cerca de 300 profissionais já participaram do projeto, que ministrou a segunda aula da nova temporada nesta quinta-feira (09)

Foto: Reprodução


O Programa Saúde na Escola (PSE) está desenvolvendo mais um ciclo do workshop de Promoção da Saúde Mental dos profissionais da Educação. O projeto aborda o tema "Quando quem ama SE CUIDA". O objetivo é fortalecer e instrumentalizar os profissionais para que potencializem as ações e ajudem a impactar, de forma positiva, a saúde mental da rede onde atua. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, cerca de 300 profissionais já participaram do projeto, que ministrou a segunda aula da nova temporada nesta quinta-feira (09).


"Mais de 100 pessoas estão participando do projeto esse mês. A próxima aula do workshop será dia 16 de setembro. São três encontros virtuais, de 3 horas cada, uma vez por semana, oferecidas no turno da manhã e da tarde. Promover ações que garantam condições para a saúde mental dos profissionais é fundamental para que o ambiente escolar seja saudável", informou o secretário.


Segundo a coordenadora do PSE, nutricionista Cátia Mello, o workshop colabora para a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. "Além disso, duas novas turmas serão abertas ainda este ano: uma em outubro, outra em novembro, com mais 200 vagas, totalizando cerca de 500 contemplados até o final deste semestre. Os inscritos recebem certificado de 9h de participação. Para isso, é fundamental 100% de presença em todos os 3 encontros", explicou Cátia.


A psicóloga do PSE, psicopedagoga e terapeuta existencial, Silvia Nascimento Ribeiro, é a organizadora do projeto. "Demos início a mais uma jornada em busca da promoção da saúde. Como nos demais grupos, temos a oportunidade de refletir sobre nossas emoções neste contexto tão desafiador. Precisamos promover ações que ampliem e dediquem atenção à saúde emocional", comentou.


Outra organizadora do projeto, Pâmela Nogueira, acrescentou que a proposta aborda, de forma dinâmica e acolhedora, atividades práticas e reflexivas sobre o autocuidado diante dos desafios da vida. “Queremos que os envolvidos tenham momentos para cuidar de si e olhar para a própria saúde mental e emocional e, desta forma, poder estar pleno em sua ação”, destacou.


Para Karla Juliana, o curso está sendo excelente. "Muito aprendizado e experiências valiosas! Parabéns a toda organização e profissionais envolvidos! Amei!", disse.


Reportagem: Kamilla Uhl

10 visualizações
bottom of page