Novo módulo do curso de formação continuada para gestores escolares nesta quinta

Neste módulo será ministrada a aula com o tema “Redação oficial: orientações para o desenvolvimento da escrita no contexto administrativo escolar"

Foto: Ilustração


A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do setor de Agentes de Gestão Escolar (AGEs), realiza, nesta quinta-feira (30), às 16 horas, de forma online, o módulo V do curso de formação continuada para gestores escolares. O palestrante será mais uma vez o vice gestor da Creche Escola Municipal, Felismindo Marques Barreto, pedagogo e mestrando em Cognição e Linguagem na UENF, Victor Miranda, que neste módulo vai ministrar a aula com o tema: “Redação oficial: orientações para o desenvolvimento da escrita no contexto administrativo escolar".

“Pensamos em abordar o tema "Redação Oficial: Orientações para o desenvolvimento da escrita no contexto administrativo escolar" por saber que as normas da redação oficial têm como objetivo garantir a clareza das comunicações no órgão público. Então, por seu caráter público, o documento deve se comunicar correta e claramente, para não ter dupla interpretação com a totalidade da população que irá atingir. Estamos abordando temas diversificados com o intuito de enriquecer cada vez mais nossos gestores, que têm anseios sim de se reunir para aprender, interagir e também nos ensina”, disse a Agente de Gestão Escolar da Formação Para Gestores da Seduct, Débora Morais.

“No contexto da gestão escolar, o domínio e compreensão da escrita oficial são primordiais, demonstrando "expertise" do diretor e/ou funcionários envolvidos no ambiente educativo. Redigir documentos dentro das normas oficiais, de forma clara e objetiva é uma das competências que todo bom gestor escolar deve ter. Pensando em aprimorar tal competência, nosso grupo de AGEs da formação de gestores não poderia deixar de abordar esta temática com os diretores, vices e funcionários técnicos administrativos das nossas escolas municipais. Desta maneira, a formação "Redação oficial: orientações para o desenvolvimento da escrita no contexto administrativo escolar " veio para finalizar, com grande relevância, a terceira etapa de formação continuada para gestores do ano de 2021”, afirmou a Agente de Gestão Escolar da Formação Para Gestores da Seduct, Paula Gomes.

“Pensando na qualificação do trabalho do gestor escolar do nosso município, trabalharemos, no encontro desta quinta-feira, dia 30 de setembro, a escrita e detalhamento de gêneros administrativos e oficiais como mecanismo de desenvolvimento das habilidades profissionais dos diretores, vice-diretores e dos demais servidores ligados às secretarias das unidades escolares. Os encontros têm sido diversificados, sustentados em dinâmicas que, além da efetiva qualificação profissional, oportunizam momentos de trocas entre os gestores e a equipe de AGEs, diálogos e, principalmente, a oportunidade para abraçar o gestor escolar diante dos desafios diários enfrentados por toda a sociedade perante os efeitos da pandemia de Covid-19”, destacou o palestrante Victor Miranda.


Reportagem: Wesley Machado

53 visualizações