Novos playgrounds das escolas municipais garantem aprendizado por meio do lúdico




Os alunos da Creche Escola João Perdecene Neto, da Lapa, descobriram esta semana o significado da palavra ansiedade. A unidade recebeu na quarta-feira (05) o novo playground garantido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Os últimos detalhes estão sendo ajustados para que o equipamento possa ser usado pelas crianças nos próximos dias. A escola foi uma das mais de cem contempladas com o brinquedo. A diretora Elaine Cristina Reis da Silva, conta que há dois meses recebeu o primeiro equipamento, que foi o parquinho, que tem feito a alegria da criançada.


“Estou simplesmente encantada com tudo, porque sei o quanto é importante o brincar para o universo lúdico das crianças. É através de brincadeiras que elas aprendem e vivem, pois é na infância que todo aprendizado é construído, tudo é novo e divertido. As cores, os sons, os movimentos tudo é instigante no mundo infantil. Aprender fica mais divertido e é importante ressaltar que os pais e responsáveis devem saber que o brincar vai muito além de uma simples diversão”, disse a professora da unidade, Idemê Arêas Guimarães.


Ela acrescentou que através do brincar, a criança desenvolve coordenação motora, coordenação visual, além do cognitivo. “Se com apenas alguns novos brinquedos eles já estavam se divertindo e aprendendo, agora com a chegada desse novo porquinho tenho certeza que todo o aprendizado vai aumentar. As crianças da rede pública municipal terão à sua disposição brinquedos inovadores que farão com que sua formação seja completa, a capacidade de criatividade, autonomia, socialização, reflexão, enfim estamos vivendo novos tempos e tempos esses de novos aprendizados”, completou a educadora.


Nessa sexta-feira (06) os brinquedos vão ser entregues nas Escolas Municipais Mário Barroso e Pequeno Frederico, além da Creche Escola Luiz Gonzaga da Silva, todas situadas em Ururaí. Diversas unidades já foram atendidas pelo Departamento de Almoxarifado, responsável pela entrega, como por exemplo, Creches João Siqueira dos Santos; Francisco Alves Dias; Francisco Cordeiro Pereira; Penha, Jocineia da Silva Borges e Sagrada Família.


“Até o final do ano a Secretaria vai entregar cerca de 570 playgrounds, escorregadores, gangorras, gira-gira e centro de atividades. Até agora, 114 unidades já receberam playgrounds e brinquedos”, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.





Diretora da Creche Escola Jocineia da Silva Borges, falou da importância dos brinquedos no dia-a-dia das crianças. “Esse parque é muito importante para nossa unidade escolar porque as crianças vão aproveitar para fazer o movimento e as professoras vão poder observar esse movimento e identificar os que têm dificuldade de subir, descer e até mesmo girar. A partir dessa observação vai ser possível fazer um planejamento de acordo com as dificuldades apresentadas. O educador pode ainda trabalhar as cores porque os brinquedos são todos coloridos, tamanho, entre outras ações. As crianças ficaram muito felizes com esses equipamentos porque nossa comunidade é muito carente e eles não contam com esses brinquedos em casa. O playground é um sonho antigo que foi realizado e só trouxe alegria para a escola” diz Gilza.


A diretora da Escola Municipal Sagrada Família, no Parque Rosário, Karla Borges, também falou sobre a novidade. "Nossas crianças já estão bem ansiosas para a utilização do playground. Brincar faz parte do processo educativo, pois proporciona ao aluno um desenvolvimento integral. Nesses tempos em que eles estão cada vez mais voltados para a questão tecnológica, é papel da escola possibilitar o acesso a atividades que desenvolvam movimentos corporais como um facilitador à aprendizagem".


Laboratórios - O secretário explicou que, além dos parques e playgrounds, a Seduct está avançando com a implantação do Projeto Labmais, com oferta de novos laboratórios e que já capacitou mais de 3 mil profissionais. “Ao todo, serão 120 kits de laboratórios de matemática e ciências, dos quais cerca de 50 já foram ofertados; 166 Kits de robótica; e 211 conjuntos Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos”, informou Marcelo.

12 visualizações