“Nunca um secretário visitou a escola preocupado com o pedagógico”. Essa é a fala da diretora da Escola Municipal Maria Lúcia, no Turfe Clube, Ana Maria Santiago, e traduz a nova realidade da rede municipal de ensino. Isso porque o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e as equipes dos diversos departamentos têm visitado as unidades desde 2021 acompanhando, de perto, as necessidades dos profissionais e alunos, e oferecendo apoio técnico e pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino em Campos.
As visitas das últimas semanas visam, principalmente, preparar profissionais e alunos da rede municipal de ensino para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no final do mês de outubro em todo o país. Marcelo está oferecendo assessoramento técnico in loco e tirando dúvidas dos servidores. “Esses encontros estão sendo muito proveitosos. É algo inédito”, completou Ana Maria.
Nesta segunda-feira (25), ele esteve na Escola Marechal Arthur da Costa e Silva (Parque Alvorada), Ciep Maestro Vila Lobos (Parque São José), Ciep Wilson Batista (Parque Guarus), EM Lídia Leitão de Albernaz (Cidade Luz), EM Maria Lúcia, EM Professora Wilmar Cava Barros (Jóquei) e EM Sebastião Ribeiro de Deus (Novo Jóquei).
A gestora do Ciep Wilson Batista também comentou. “É uma experiência ímpar para os profissionais da escola vivenciarem momentos em que a temática do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) vem ser discutida por um Secretário de Educação que nos estimula e aponta que seguir em frente é fundamental na esperança de modificar realidade”, acrescentou.
Na semana passada, foram contempladas as Escolas Municipais Ataíde Dias (Parque Santa Rosa), Branca Peçanha Ferreira (Eldorado), Frederico Paes Barbosa (Parque Novo Mundo) e EM Lions I (Parque Santa Rosa); Custódio Generoso Vieira, Custódio Siqueira, Dr. Luís Sobral, Prisco de Almeida (também no subdistrito de Guarus); Professora Sebastiana Machado (IPS), Sagrada Família (Parque Rosário), 29 de Maio (Pecuária), Clóvis Tavares (Nova Brasília) e Professor Walter Siqueira (Parque Julião Nogueira).
“Estamos trabalhando muito para dar as condições necessárias às escolas, aos professores e aos profissionais de modo geral, para que os alunos possam ter uma boa frequência escolar e fazer uma boa avaliação. É a partir disso que os profissionais podem reformular estratégias de trabalho em sua escola de acordo com as necessidades levantadas pelos alunos”, afirmou Marcelo.
コメント