top of page

OBMEP premia alunos da Rede Municipal de Campos




O município de Campos conquistou uma medalha de bronze e três menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A aluna Nayara da Silva Nogueira, da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, ficou com o bronze. Já as menções honrosas foram para Isa dos Santos Souza e Maysa de Souza Chagas, também da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, e Maryana Lysandro Machado, da Escola Municipal Olga Linhares.


A coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernanda Freitas, explicou que a Rede Municipal de ensino participou da 1ª fase com 25 unidades escolares inscritas, totalizando, aproximadamente, 7.900 alunos. Após a realização da 2ª fase, os quatro alunos se destacaram. Ela ressaltou ainda que a OBMEP foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.


“A dedicação dos professores em estimular os estudantes e em promover aulas significativas, juntamente com a dedicação desses estudantes, permitiram essa premiação, que serve como inspiração para todos alunos da nossa rede municipal”, disse Fernanda.


Para a Coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ana Márcia Scot, é importante que as escolas se inscrevam para que os alunos participem da OBMEP, pois a mesma estimula e incentiva os estudos da matemática, contribuindo assim para uma melhor qualidade na aprendizagem como um todo através do desenvolvimento de inúmeras habilidades.


“Além disso, a Olimpíada ainda promove inclusão social por meio da difusão do conhecimento. É importante ressaltar que um dos objetivos da OBMEP é incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para interação das escolas com as Universidades públicas e institutos de pesquisa através dos programas de Iniciação Científica”, afirmou.


Professora de Matemática da E.M. Olga Linhares, Luciene de Lima Ferreira, ressaltou: "Nós temos alunos que se superam e mostram um raciocínio lógico maravilhoso, um desenvolvimento cognitivo aguçado. A OBMEP vem exatamente para conhecermos esses talentos e incentivar a continuidade do estudo, precisamos mostrar para nossos alunos que estudar é importante, que o estudo abre portas, na verdade, que pode abrir um leque de opções para um mundo totalmente diferente (novo e interessante) da realidade que temos nas nossas escolas"

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.


271 visualizações
bottom of page