Pacto pela alfabetização minimiza prejuízos da pandemia





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está implantando um grande pacto de alfabetização para minimizar os prejuízos provocados pela pandemia do coronavírus. De acordo com o secretário Marcelo Feres, são diversas frentes de trabalho para atender, principalmente, os estudantes com maior dificuldade no processo de ensino-aprendizagem.

“O primeiro passo foi dado em fevereiro de 2021 com a implantação do Projeto de Recuperação da Aprendizagem que assistiu e orientou durante todo o ano, de modo remoto, alunos de diversas escolas de 3°, 5°, 6° e 9° anos. Também foi realizada a adesão ao Programa Federal Tempo de aprender, seleção pública de assistentes de aprendizagem para atuar nas salas de aula de 1° e 2° ano, que ainda em 2021, atenderam em 12 escolas, e em 2022 tem previsão de atendimento em 103 escolas”, disse Marcelo.

Segundo a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, além disso, um grande projeto de reforço com foco nas provas do SAEB e no apoio à alfabetização foi realizado em 2021. “Para 2022, daremos ênfase na recuperação de aprendizagem com foco na alfabetização e letramento a todos os alunos com dificuldades identificadas na avaliação diagnóstica realizada em novembro e dezembro de 2021 em parceria com o Caed-UFJF”, explicou.

Outro Projeto é o Estação Educação, que será iniciado em breve. Por meio dele, serão construídas salas-estúdio preparadas com câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, em 12 unidades escolares a princípio, para que professores escolhidos por meio de um processo seletivo, apresentem conteúdos previstos para cada semana de aula, por meio de “estações”, separadas por níveis educacionais.

A Secretaria oferece, também, apoio pedagógico, oficinas, capacitações, videoaulas, dentre outros serviços, por meio do Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) e do canal no Youtube. A oferta de chromebooks para os professores está prevista para este ano, e vai ajudar a atender à ação estratégica de inserção tecnológica digital das unidades e da gestão pedagógica e administrativa da Secretaria. A medida também integra o PAE, assim como a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), cujo projeto está em fase de elaboração.



47 visualizações