O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, entregou, na manhã desta quinta-feira (05), no Ciep Custódio Siqueira, em Guarus, 31 certificados às famílias que concluíram cursos do projeto “Família na Escola”, desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Os certificados foram assinados também pelo prefeito Wladimir Garotinho. Durante o evento, alunos do coral da escola fizeram uma apresentação do Hino de Campos e as mães ganharam um kit com ventilador individual de pescoço e canetas, oriundos de doação da Receita Federal.
O secretário lembrou que o “Família na Escola” é um projeto pioneiro em Campos e pontuou a importância da parceria da escola com a família. "Eu acredito na união da família com a escola. E quem disse que escola pública não pode ser de qualidade? A criança começa a ser educada em casa, junto com os pais e seus exemplos. A escola também tem seu compromisso com a parte educacional e a responsabilidade é muito grande, por isso, temos que ter essa parceria para que a criança seja a mais beneficiada" ressaltou.
Mãe de um aluno da Custódio Siqueira, Danusa Batista elogiou a ação. "Foi muito gratificante. Nunca tive um curso desse numa escola pública. Estou muito orgulhosa" disse. Assim como Danusa, Marilucia de Araújo também elogiou o trabalho. "É uma terapia. Foi muito bom. E como a gente não consegue pagar por um psicólogo, o projeto foi fundamental para melhorar o emocional" ressaltou.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, ressaltou a importância do “Família na Escola”. “É com grande alegria que concluímos mais uma unidade escolar com o Projeto Família na Escola. Gratidão aos responsáveis dos alunos da Custódio Siqueira. É de grande importância para a Educação essa integração entre família e escola. É um processo em que todos saem ganhando. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação”, disse.
A assessora especial da Seduct, Catia Mello, falou sobre o programa. "É uma realidade e veio para ficar. Nos motiva ver o quanto as famílias estão aderindo à proposta e se aproximando da escola. Quando a família participa ativamente e se engaja, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados”, ressaltou.
O “Família na Escola” é um projeto de promoção da parceria entre a família e a escola, destinado aos profissionais de educação e às famílias de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da formação das habilidades parentais, da garantia dos direitos da criança e do acompanhamento pedagógico, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.
O Projeto faz parte do projeto-piloto da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em Campos, o curso é ofertado na modalidade presencial com os responsáveis dos alunos e educadores da rede municipal de ensino nas unidades escolares selecionadas pela equipe de facilitadores do município.
Comments