top of page

Parceria entre Faculdade de Medicina e Secretaria de Educação é ampliada





A parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) não compreende apenas o Curso de Primeiros Socorros para profissionais de creches da rede municipal de ensino. A universidade tem dado apoio, também, na promoção de palestras para os pais e responsáveis pelos alunos. Trata-se do projeto Educação em Saúde, iniciado em agosto e que vem ajudando as unidades a estreitarem ainda mais os vínculos familiares, ampliando a relação Escola X Família.

Nesta quarta-feira (5), as ações acontecerão na Creche Escola José Eduardo dos Santos Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena; e na quarta-feira (06), avançam para a Creche do Parque Imperial.






O objetivo é levar informações para os pais das crianças das creches sobre vários assuntos como diarreia, higiene pessoal, sarna, piolho, asma, rinite e sinusite, dengue, chikungunya, zika, métodos contraceptivos, direito sexual e reprodutivo das mulheres, vacinação, coceira/escabiose, entre outros.

De acordo com um dos executores das ações, Igor Leal Pena, enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, são duas frentes de trabalho, uma com alunos do Internato da Faculdade, coordenado pelo professor Leonardo Muniz Duarte; outra com estudantes da Extensão, coordenada pela professora Odila Mansur.




“A temática é praticamente a mesma, porem são dois setores diferentes, duas frentes de trabalho. Com os estudantes do Internato, as ações acontecem às quartas-feiras pela manhã; com a Extensão, às quintas-feiras à tarde, de 15 em 15 dias”, explicou Igor, que leciona na disciplina dos componentes curriculares: Medicina de Família e Comunidade e Internato em Atenção Básica.

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a parceria com a Faculdade tem ajudado a enriquecer o trabalho dos profissionais da rede municipal. “Desenvolvemos dezenas de projetos de educação em saúde por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), como testes de audiometria, vacinação contra diversas patologias, palestras sobre abuso e violência sexual, ações contra obesidade infantil, etc. E temos, ainda, diferentes parcerias com outras universidades. Agora, estamos recebendo o reforço dessa equipe extremamente engajada e competente da Faculdade de Medicina, que muito tem contribuído para garantir a saúde integral dos nossos alunos e seus familiares”, disse Marcelo.


Em agosto e setembro, foram contempladas as seguintes creches: do Parque Imperial; Bruno da Silva Macabu, Parque Boa Vista; Álvaro Ribeiro das Neves, em Nova Canaã; José Eduardo dos Santos Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena; Jocineia da Silva Borges, Novo Jóquei; João Batista Veiga, bairro Custodópolis; e Zumbi dos Palmares, Parque São Domingos.



Atendimento pelo Departamento de Extensão:


- 06/10 - Creche Pq Imperial

- 27/10 e 03/11 - Creche Escola João Siqueira dos Santos, na Tapera

- 24/11 - Creche Bruno da Silva Macabu, Parque Boa Vista



Atendimento pelo Departamento de Internato:


05/10 - José Eduardo dos Santos Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena;

19/10 e 26/10 – Creche Professora Joelma Figueiredo, Parque Santa Helena

09/11 e 16/11 - Creche Wilson Amaro de Freitas, no Jóquei II

23/11 e 30/11 - Creche Escola Donana





195 visualizações
bottom of page