Parceria entre Prefeitura e Sebrae leva Projeto Educação Empreendedora às escolas




Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) visando implantar o Projeto Educação Empreendedora nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (10), o secretário da pasta, Marcelo Feres, recebeu o coordenador regional Norte Fluminense do Sebrae, Guilherme Rach, e a gestora do projeto e analista do órgão, Patrícia Buchaul, na sede da Secretaria para traças os últimos detalhes.

O objetivo é disseminar e estimular a cultura do empreendedorismo entre alunos e professores. Para isso, o Sebrae vai oferecer capacitação para esse público de forma remota e disponibilizará todo o material complementar digital. A proposta é dar início às formações em junho deste ano.

“Vamos criar um cronograma de ações para alcançarmos toda a rede o mais rápido possível. Os primeiros contemplados serão os diretores, que serão capacitados para atuarem como multiplicadores do Projeto. Em seguida, avançaremos com capacitações para os professores e demais profissionais da Educação, até alcançarmos os alunos da rede”, explicou Marcelo.

De acordo com Guilherme, será ofertada capacitação de até 300 professores do ensino fundamental, na metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), 1º e 2º segmento, na modalidade remota (EAD). O Sebrae vai disponibilizar materiais digitais com planos de aulas e cartilhas, por exemplo, também via EAD.

“Temos recursos, capilaridade e possibilidade de oferecer este projeto para a rede municipal de ensino de Campos. E queremos que isso aconteça de forma sustentável. Será um desafio muito grande porque Campos tem muitas escolas. Por essa razão, faremos o trabalho por ciclos”, afirmou Guilherme.

Também estiveram presentes na reunião a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a diretora de Relações Institucionais da Secretaria, Ludmila da Matta; gerente de Programas e Parcerias, Leonora Tinoco; e a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo.

A ideia é fazer com que o tema seja trabalhado em sala de aula de forma transversal, no dia a dia de cada escola. Também haverá palestras com técnicos e consultores do Sebrae para os estudantes. “Começamos essa agenda no ano passado e hoje estamos dando mais um passo, com objetivo de fazer avançar nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)”, destacou o secretário.

Segundo Patrícia, a capacitação ofertada pelo Sebrae integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora, que visa ampliar, promover e disseminar a Educação Empreendedora nas instituições de ensino, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos/atividades, objetivando fortalecer o espírito empreendedor e consolidar a cultura empreendedora na educação.

“Após a capacitação, os professores levarão para suas aulas os conteúdos e metodologia do curso JEPP. Além disso, utilizarão objetos de aprendizagem (cartilha, planos de aula), disponíveis em EAD, para enriquecer suas aulas. Ao final da capacitação, espera-se que docentes capacitados levem os conteúdos para 4.500 alunos do 1º segmento do ensino fundamental e 4.500 alunos do 2º segmento”, destacou Patrícia.

10 visualizações