top of page

Pelotão das Escolas Municipais e Estaduais presente no desfile da Independência





Além das Subsecretarias, programas, serviços e departamentos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), 10 unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino fizeram apresentações durante o desfile da Independência do Brasil no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), nesta quinta-feira (7). O Clube de Aventureiros e o Clube de Desbravadores, ambos da Igreja Adventista, também participaram no pelotão das escolas.


EM Marechal Artur da Costa e Silva, EM José do Patrocínio, Centro Educacional 29 de Maio, CEMSTIAC, EM Amaro Prata Tavares, CIEP 144 Prof.ª Carmem Sylvia Carneiro, Colégio Estadual João Pessoa, CE Manoel Olímpio Filho e Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo foram as escolas presentes. Unidades da rede municipal de ensino situadas no subdistrito de Guarus desfilaram no último domingo, 3 de setembro, na Avenida Francisco Lamego, Orla do Jardim Carioca. As unidades da região da Baixada Campista se apresentarão no próximo domingo (10), em Farol de São Tomé.





"Eu fiquei muito satisfeito com o entusiasmo dos nossos alunos e professores querendo participar do desfile de 07 de setembro e, esse ano, com o retorno da nossa banda, deu mais energia aos nossos alunos. Vale apena a sensação de dever cumprido", disse o diretor da Escola Marechal Artur da Costa e Silva, Francisco Almeida.


O Centro Educacional 29 de Maio, uma das unidades mais antigas da rede municipal, por exemplo, conta com cerca de 100 funcionários, 352 alunos no fundamental I, 287 alunos no fundamental II e 186 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 825 estudantes. A escola conta com Laboratório de Tecnologia, Laboratório Brincar e Aprender, Edutem, Mindlab, Laboratório de Leitura e Laboratório de Ciências.


“Nossa unidade apresentou diversos pelotões que exaltam valores como direito à educação, lazer, esporte e cultura; liberdade religiosa, a força da mulher, ser livre nas diferenças, autismo, Estatuto da Criança e do Adolescente), identidade de gênero, racismo, direito à alimentação, entre outros. A Banda de Fanfarra da Escola já participou de dezenas de campeonatos e festivais em vários estados do Brasil”, disse a diretora Rachel Torres.


O Clube dos Aventureiros é composto por crianças de 6 a 9 anos de idade, com objetivo de auxiliar pais e responsáveis na tarefa do desenvolvimento físico, mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável. Todo o programa se apoia sobre um tripé – família, escola e igreja. Com a mesma missão, o Clube dos Desbravadores reúne meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião, desenvolvendo atividades ao ar livre, acampamentos, caminhadas, escaladas, e atividades de proteção ao meio ambiente, cozinha ao ar livre, fogo sem fósforo, etc.






“O clube acolheu minha filha Lara Vilma aos 7 anos, hoje ela tem 10 anos, é uma desbravadora, já fez três acampamentos sem a minha presença e eu tenho total confiança. Minha filha aprendeu a ser independente, disciplinada e, o mais importante, a seguir o caminho certo que é Jesus. Ela tem muito orgulho de fazer parte desse clube, de levar a palavra de Deus onde for e de poder desfilar para a população campista, mostrando esse trabalho lindo”, disse Zélia Kelby, mãe de aluna do Clube dos Desbravadores.







211 visualizações
bottom of page