Playgrounds, ares condicionados e ventiladores entregues nas escolas municipais



Creches e escolas da rede municipal de ensino estão passando por um processo de reestruturação que envolve manutenções, reformas e aquisição de novo mobiliário. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) entregou mais centenas de itens nas unidades. Em apenas três dias, foram distribuídos 210 ventiladores e 16 parquinhos, por exemplo. Além disso, dezenas de aparelhos de ar condicionados começaram a ser instalados. “Até o final deste ano, vamos entregar cerca de 1.200 novos ventiladores e aproximadamente 570 parquinhos, playgrounds, centros de atividades, brinquedos e materiais pedagógicos, que vão auxiliar as atividades lúdicas e o desempenho dos estudantes. As empresas também já estão fazendo as instalações dos aparelhos de ar condicionado”, disse o secretário de Educação, Marcelo Feres.


A subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, explicou que os centros de atividades servem para identificar os diferentes formatos e cores das peças, ajudam a experimentar movimentos de acordo com as características de cada peça a descobrir novas formas de brincar e explorar conceitos como dentro e fora, em cima e embaixo, entre outras funções. “A renovação do mobiliário inclui, ainda, outros itens já entregues como novas mesas de refeitórios, colchonetes, berços, colchões, freezeres, geladeiras, fogões industriais, cadeiras infantis, cadeiras de professores, armários, sofás, bebedouros, etc”, informou Carla. O coordenador de Almoxarifado e Patrimônio da Seduct, Leonardo Almeida, afirmou que entre os brinquedos infantis estão, ainda, gangorras, escorregador e gira-gira. “As primeiras unidades contempladas são as Escolas: Manoel Ribeiro do Nascimento, João Borges Barreto, Mário Barroso, Pequeno Frederico e Padre João Norberto, além das Creches Luiz Gonzaga e João Siqueira dos Santos”. Kelly Soares, há 10 anos na gestão da Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, na Tapera, falou do entusiasmo da comunidade escolar. “Estamos muito felizes de poder vivenciar esse novo momento da educação. As dificuldades existem e a gente sabe disso, mas em meio a essas dificuldades, as coisas estão acontecendo, deixando de ser sonho e se tornando realidade. Recebemos um playground lindo, ar condicionado, ventiladores, é bom demais garantir todo conforto para nossos pequenos. O melhor de tudo é saber que todas as unidades vão receber, é para a rede inteira, não vai ter exclusividade. O trabalho está acontecendo, as ações estão saindo das palavras e indo para as realizações, se concretizando. Muito bom vivenciar isso, estou feliz demais como professora e gestora dessa unidade. Só temos a agradecer esse renovo que está acontecendo e reafirmar como o secretário Marcelo: A educação ilumina vidas”.


Luiz Augusto, diretor da Escola Getúlio Vargas, em Tocos, destacou o benefício pedagógico. "O parquinho infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Mais do que um passatempo divertido, o parquinho de escola também ajuda na coordenação motora, na socialização da criança e na percepção do mundo que tem à sua volta. Estamos cada dia mais apaixonados pela nossa educação municipal, acreditamos no PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente) e em toda nossa comunidade escolar que apoia nossa proposta. Hoje um sonho está sendo realizado! É tudo mágico, transformador!", opinou.

11 visualizações