Polo de testagem da Educação ajudando a evitar a propagação da covid




O polo de testagem da covid-19 implantado na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está ajudando a evitar a propagação do coronavírus entre alunos e profissionais da Educação, no próprio ambiente escolar, nas famílias e na sociedade. Graças aos testes rápidos realizados no polo, os casos positivos são imediatamente comunicados aos servidores e eles são orientados a cumprirem o isolamento conforme critérios do Ministério da Saúde.


“Tudo é feito mediante agendamento, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), sem aglomeração. O polo atende não somente servidores e alunos da rede municipal de ensino, mas também profissionais das redes estadual e federal, além da rede privada”, destacou o secretário de Educação, Marcelo Feres.


De acordo com a coordenadora do PSE, Catia Mello, a chefia imediata do profissional da educação ou responsável pelo aluno, ao ser informada por este que apresenta os sintomas sugestivos para covid-19, deverá encaminhar ofício para o e-mail: testagemcovid.seduct@edu.campos.rj.gov.br. Devem estar contidas as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe, nome do diretor (a) da unidade escolar, e-mail do profissional a ser atendido e/ou do responsável pelo aluno e encaminhamento médico com indicação para a testagem.


No caso de profissionais da educação e/ou alunos que tiveram contato com algum familiar positivado para Covid-19, serão testados somente se apresentarem sintomas e o diretor da unidade escolar seguirá as orientações contidas acima, anexando o comprovante de testagem do parente positivado.


“De setembro a dezembro de 2021 foram realizados 143 testes na Seduct, com 9 positivados. De 07 a 21 de janeiro deste ano, mais 94 testes foram realizados, sendo 33 positivados. Em caso de dúvidas, a chefia imediata pode entrar em contato com o PSE, pelo número (22) 98131-0302. Os atendimentos ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h; e às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h, mediante agendamento prévio”, informou Catia.


VACINA – Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia aplicou 179 doses de reforço da vacina contra covid-19 no dia 21 de janeiro, no polo itinerante da imunização implantado de forma provisória na sede da Seduct, exclusivamente para profissionais do ensino. Foram 11 doses da Janssen e 168 doses Pfizer. Já no dia 17 de janeiro, 244 doses de reforço foram aplicadas: Astrazeneca – 88, Pfizer- 151 e Janssen – 5.


“Os profissionais da Educação que não compareceram nestes dois dias na nossa Secretaria, poderão recorrer aos demais polos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde para o público em geral, conforme calendário divulgado no site da Prefeitura. É importante que ninguém deixe de receber essa dose de reforço para continuarmos evitando a propagação do coronavírus”, explicou o secretário de Educação, Marcelo Feres.



767 visualizações