top of page

Polo do Serviço Especializado em Medicina do Trabalho inaugurado na Secretaria de Educação




A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) ganhou um polo do Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (Sesmt), inaugurado nesta quinta-feira (8). O evento contou com a presença do secretário da pasta, Marcelo Feres; o secretário de Saúde em exercício, Marcos da Silva Gonçalves; o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro e o coordenador da Sesmt, Rodrigo Albuquerque. O polo vai funcionar com serviço de Fonoaudiologia e exames admissionais, clínicos e periódicos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.





Marcelo Feres falou da satisfação de ter um polo do Sesmt na Seduct e enfatizou a comodidade de contar com o espaço na secretaria. “Com toda certeza vamos conseguir agilizar os processos de contratações. É um conforto ter no próprio espaço os exames necessários para isso. Antes, demorava de 2 a 3 meses para termos os exames admissionais, agora, vamos conseguir reduzir esse tempo para uma semana. Temos um desafio neste mês de fevereiro que é a contratação de professores temporários, mediadores, cuidadores e o polo vai contribuir agilizando esse serviço”, explicou o secretário.


De acordo com Wainer, a Portaria 897/2023 publicada em dezembro do ano passado dispõe sobre a realização dos exames médicos periódicos, pelos servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Município de Campos dos Goytacazes. Através dessa portaria foi definida mais uma frente de serviço do Sesmt. Ao todo serão quatro polos, na Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde, Seduct e na sede do serviço.





“A lei impõe o cuidado com a saúde e a Secretaria de Administração recebeu a missão de cuidar do Sesmt que era lotado na saúde e tinha a administração como maior cliente. Gradativamente, fizemos uma série de mudanças, refizemos a equipe e publicamos portarias. É um polo que já nasce com autonomia. A Educação saiu na frente inaugurando o primeiro polo e isso nos enche de alegria, pois, é um prenúncio que vai funcionar de forma plena e perfeita”, disse Wainer.


O secretário de Saúde enfatizou a união entre as três secretarias. “Quando chegamos encontramos hospitais sucateados e profissionais desmotivados. Hoje, estamos trabalhando para valorizar cada vez mais o servidor e o cuidado com a saúde é essencial. Podem contar com a Secretaria de Saúde para o que precisarem. É muito bom contar com a integração entre a Saúde, Educação e Administração”, ressaltou.




O coordenador da unidade disse que a equipe que vai atuar na Seduct vai ser composta de um médico clínico geral, um técnico de enfermagem e outro de trabalho administrativo. “Estamos descentralizando o serviço para atender melhor os servidores oferecendo mais rapidez aos processos”, ressaltou Albuquerque.


140 visualizações
bottom of page