Apesar do Brasil não ter registro de casos da influenza aviária, também chamada de gripe aviária, recentemente, foram confirmados focos em aves silvestres e domésticas em países próximos, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia decidiu suspender, em caráter preventivo, a realização da Exposição de Aves Exóticas que aconteceria na Cidade da Criança Zilda Arns neste sábado (25).
“Essa é uma medida adotada visando prevenir a gripe aqui em nossa cidade e no país, pois se trata de doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. As infecções humanas podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves)”, explicou o secretário de Educação, Marcelo Feres.
No entanto, a 4ª Edição da Feira de Adoção de Animais está mantida para sábado (25) e domingo (26), das 10h às 16h no parque temático, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Estarão disponíveis filhotes e adultos, cães e gatos, de diferentes portes, cores e pelagens. Haverá, ainda, vacinação antirrábica. Todos são castrados, vacinados e vermifugados.
CALENDÁRIO DA FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS:
25 e 26 de março
29 e 30 de abril
27 e 28 de maio
24 e 25 de junho
29 e 30 de julho
Comments