
Foto: Millena Soares (Porto do Açu)
Alunos do primeiro ao nono ano de escolaridade do ensino fundamental da rede municipal de ensino vão participar do Projeto Educa, com objetivo de promover educação no trânsito. Trata-se de ação desenvolvida pelo Porto do Açu que terá apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Nesta terça-feira (25), representantes dos órgãos promoveram reunião on-line para tratar do assunto.
Cerca de 9 mil exemplares de livros dentro dessa temática foram doados pelo Porto à Seduct e uma aula inaugural vai acontecer no mês de maio, a fim de lançar o projeto e iniciar a distribuição dos exemplares para as escolas. As ações integram a Campanha Maio Amarelo, cujo tema nacional desse ano será “Juntos salvamos vidas”.
A Coordenadora de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, Lucíola Marçal, destacou que o objetivo é sempre contribuir para que a educação avance. “Não medimos esforços para trazer os livros e, certamente, contribuir para educação no trânsito e, consequentemente, uma maior qualidade de vida para comunidade”, disse.
De acordo com a coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, o Educa visa subsidiar a realização da educação para o Trânsito como tema transversal no ensino básico e de forma contextualizada, permanente e com significado para o aprendizado; além de promover a intersetorialidade no tratamento do tema.
“As primeiras unidades contempladas serão a EM Rotary 1 e EM Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos. O Departamento Pedagógico da Seduct vai orientar os educadores quanto ao uso do material associado às diretrizes pedagógicas da rede municipal”, explicou Neidimar.
O presidente do IMTT, Nelson Godá, falou sobre a ação. “Esta parceria do Projeto Educa está inserida em toda nossa proposta de campanha de educação no trânsito, o Maio Amarelo, que é o mês nacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Uma parceria que visa aproximar os alunos desde o 1º ano com toda temática do trânsito de nossa cidade, melhorando, assim, não só a educação de nossas crianças como também visando melhorar o trânsito de nossa cidade, tornando mais seguro, formando futuros cidadãos mais conscientes para a segurança no trânsito”, comentou.
Campanha - O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. Além de mobilizar toda a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.
Comments