top of page

Prefeito anuncia mudança da matriz curricular do segundo segmento anos finais





Após reunião com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou, nesta quinta-feira (19), uma mudança na matriz curricular do segundo segmento do Ensino Fundamental (anos finais) da rede municipal de ensino. Desta forma, os estudantes do 6º ao 9º ano de escolaridade permanecerão mais 7 horas por semana na escola. A medida integra um pacote de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) desde 2021, visando à melhoria da qualidade do ensino. Trata-se, segundo o prefeito, da materialização do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado há dois anos, no início da atual gestão municipal.


"Uma pauta muito importante foi debatida, entre várias outras, que é a mudança na matriz curricular de 23h para 30h dos nossos alunos do 6º ao 9º ano. Com isso, eles vão ganhar mais tempo na escola e terão uma melhor aprendizagem. Estamos pavimentando caminho para o tão sonhando ensino de tempo integral", informou o prefeito.


Também participaram do encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura, os subsecretários da pasta, assessores e diretores de departamentos. O secretário afirmou que essa foi mais uma reunião da equipe da Educação com o prefeito e serviu para avaliar os avanços do ano de 2022 e, principalmente, para apresentar o planejamento deste ano de 2023.


"O prefeito foi muito sensível à ampliação da carga horária e, ainda, provocou a equipe, solicitando a apresentação de um projeto que vise à oferta do ensino em tempo integral nos anos finais na rede municipal, o que já está sendo elaborado por uma equipe extremamente técnica e competente da Seduct”, detalhou Marcelo.


De acordo com a diretora pedagógica, Tania Alberto, a alteração foi aprovada no Conselho Municipal de Educação. "Fizemos todos os trâmites necessários. O próximo passo será a publicação da resolução que trata do assunto em Diário Oficial", adiantou Tânia.

215 visualizações
bottom of page