top of page

Prefeito Wladimir apresenta sistema de processo eletrônico administrativo



Tecnologia a favor do serviço público. O prefeito Wladimir Garotinho apresentou aos secretários, subsecretários, presidentes de Fundações e autarquias, o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), um software público e gratuito que, no primeiro momento, que deve ser instalado ainda este ano, na Prefeitura de Campos, a fim de operar todos os serviços de processos e documentos de forma eletrônica.

O sistema vai ter início na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, já que a pasta detém cerca de 80% dos processos abertos na municipalidade. A partir da instalação, todos os servidores que derem entrada em processos de aposentadorias, licença prêmio, licença maternidade, entre outros, vão poder consultar e acompanhar seu processo em tempo real, além de anexar documentos, sem necessidade de se deslocar até à secretaria.

O prefeito Wladimir Garotinho deixou claro que deseja empenho para que, até o final de seu governo, toda prefeitura esteja trabalhando de forma eletrônica, fornecendo mais celeridade, transparência e economia aos cofres públicos.

"A implantação de um sistema eletrônico na Prefeitura está no meu plano de governo. O SUAP foi aprimorado, a fim de atender às nossas necessidades. Este é um legado que nosso governo vai deixar para a cidade", diz o prefeito.

Wladimir lembrou, ainda, que na Secretaria de Fazenda, o contribuinte pode obter tudo de forma online, assim como na Secretaria de Planejamento, o arquiteto ou o cidadão que quiser dar entrada em planta de obra, também pode fazer online.

O funcionamento do SUAP foi apresentado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). O software foi desenvolvido por analistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que cederam os códigos, e a equipe do Cidac realizou as adaptações para as necessidades da municipalidade. O mesmo programa é utilizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos).

O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, faz coro com Wladimir, ao citar que, quando o sistema estiver em operação, vai gerar para a municipalidade, mais celeridade e economia.

“Temos como meta acabar com a utilização de papel, gasto com toner e o mais importante numa gestão pública, a transparência. Com esse novo sistema, vamos otimizar tempo e tornar a tramitação do fluxo destes processos mais célere. Estamos conscientes do desafio, mas com educação e treinamento vamos levar essa ferramenta adiante, já que o servidor e a população vão sair ganhando, pois a medida que for implantado o cidadão vai poder acompanhar seu processo por meio de um computador ou celular, sem precisar se deslocar até ao órgão”, diz Wainer, ressaltando que o processo é gradativo.


O gestor do Cidac, José Vicente Alves, explica que este é um sistema global que atua em vários módulos. “Ele vai tramitar não apenas processos e documentação, mas ajustar diversas áreas da Prefeitura, como patrimônio, almoxarifado, setor de compras, orçamento e RH. Inicialmente escolhemos trabalhar na área de processos e documentos, visando acabar com o grande volume de papel que temos hoje”.


17 visualizações

Yorumlar


bottom of page