top of page

Prefeito Wladimir dá posse a cerca de 500 gestores da rede municipal


Com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira dama, Tassiana Oliveira, a posse dos novos gestores escolares da rede municipal de ensino foi realizada nesta quarta-feira (1) no Teatro Trianon. Os cerca de 500 diretores e vice-diretores foram eleitos democraticamente pela comunidade escolar, por meio de processo eleitoral que aconteceu no final do ano passado. Fizeram parte da mesa, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; a subsecretária da pasta Rita Abreu e a representante da Comissão Eleitoral Geral e servidora da rede municipal, Simone Campos Bianchi. A banda da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia e a equipe da Animação cultural apresentaram intervenções poéticas e musicais.

Eles vão atuar na função de março de 2023 a março de 2025. Wladimir Garotinho parabenizou os gestores, falou sobre os avanços da Educação e prometeu a valorização dos salários dos gestores e vices.


"Eu já autorizei a Seduct a preparar um estudo para valorizar o salário dos diretores e vice-diretores. Estou esperando o estudo para fazer contas, para que possamos valorizar esses profissionais. Quero anunciar ainda que mais seis escolas grandes estão indo para licitação como a Alcindor Bessa. São obras grandes porque queremos entregar o melhor ao povo de Campos. E ninguém faz nada sozinho. Quero parabenizar todos vocês pois mais de 80% dos diretores foram reeleitos e isso mostra o comprometimento e a confiança de todos junto à comunidade escolar. O processo eleitoral é um reconhecimento do trabalho de todos. Toda equipe da Seduct está de parabéns porque eu cobro muito e me cobro muito também. A educação para mim é inegociável. É pela Educação que vamos melhorar ainda mais a cidade. Nós bancamos a eleição para diretores e esse é um dia muito importante de consolidação de um modelo. Mais importante que a velocidade é a direção que tomamos. E a direção que escolhemos para a Educação de Campos está no caminho certo. Não adianta vender sonhos que não são possíveis. Estamos construindo o futuro. Quero reafirmar aqui a importância do trabalho conjunto do Executivo com o Legislativo pois só assim o município avança. Parabéns a todos. Vocês são o governo presente em todo nosso município e sintam-se empossados", disse.

Marcelo Feres falou da satisfação de estar em um município que cresce com o comprometimento e valorização dos educadores.

"Estamos em outro patamar de gestão em Campos. Em 2021, quando chegamos, os diretores estavam distantes pois tivemos uma pandemia. Buscamos o diálogo e a aproximação, trabalhando juntos. Com a ajuda de todos, essa realidade já mudou. Nos superamos, tivemos acesso à tecnologia e isso não é rápido, é um processo demorado. Mas estamos avançando. Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho por ter essa visão de trabalho e por termos inclusive uma escola de formação, valorizando ainda mais nossos Educadores. Temos hoje o CPPG, que é muito importante para discutir educação. Terminamos 2021 já preparados para termos uma nota no Ideb novamente, e em 2022 reabrimos 205 unidades num pós-pandemia, mostrando que o trabalho mútuo é essencial. Criamos condições dignas de trabalho para todos. Contratamos mediadores e cuidadores. Estamos no caminho, porque Educação é processo. Vocês hoje são gestores qualificados e o ano de 2023 promete muito para a nossa Educação. Parabéns a todos" concluiu Feres.


A subsecretária, Rita Abreu, falou da satisfação de participar de todo processo. "Meu agradecimento à equipe da comissão, ao professor Marcelo Feres e por vocês, gestores, nos instigarem a sempre melhorar e fazer o melhor. Nossa missão é fazer o melhor e ajudá-los nisso". Rita leu ainda o poema "Instante".


Simone Campos falou da honra de representar a comissão. "Fica aqui o nosso agradecimento à comissão interna. Hoje se encerra nosso trabalho e inicia o ciclo de vocês. Que sejam dois anos proveitosos e que vocês façam a diferença. Contem conosco sempre".

Representando os gestores da rede, também fizeram parte da mesa dois diretores com as maiores notas no exame de qualificação realizado dentro deste processo eleitoral: Luiz Augusto Bernardo, da EM Dr. Getúlio Vargas; e Theresa Fontes, vice-diretores da Creche Dom Helder Câmara.

"Temos escolas que hoje são modelos e outras que ainda serão. Temos que acreditar e confiar em nossos governantes. Um diretor tem um poder muito grande de fomentar Educação, somos molas mestras e partes importantes da engrenagem. As reuniões que o secretário faz são muito importantes. Ele é o ouvido de todos ", disse Luiz Augusto. "Estou muito feliz por estar aqui hoje representando nossa comunidade escolar. Vamos dar continuidade ao trabalho e fazer sempre o melhor para nossos alunos", disse Thereza.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, destacou a importância do evento. "Estar nesse lugar de liderança não é fácil. Ser gestor é um grande desafio e tudo fica mais fácil com a união. Parabéns por vocês estarem contribuindo com a Educação e a Cultura. O peso e a responsabilidade são grandes mas tenho certeza que vocês irão se destacar. Desejo boa sorte a todos e que entendam que vocês devem ser sempre lampiões iluminando os caminhos dos alunos e professores. A Educação e a Cultura vão trabalhar ainda mais de forma integrada, de mãos juntas", afirmou Auxiliadora.


SOLENIDADE

Representado todos os gestores, subiram ao palco para receber o diploma, os diretores e vices da CE Norberto de Carvalho, Grace Kelly da Silva Pinto Leite e Mayane Oliveira Azevedo; CE José Cândido de Carvalho, Leila Cristina Maciel e Paloma Coutinho de Oliveira; Escola Municipal José Carneiro Terra, Régio Oliveira de Almeida; e da Lions II, Tania Sá e Giselle Elias André Teixeira Cardoso.

As Escolas Municipais com as melhores notas no Ideb foram homenageadas: EM Santa Maria, nota 5,7; EM Dr Getúlio Vargas , nota 5,7; EM Francisco Ribeiro Siqueira, nota 5,6; EM Anleifer Leite Fernandes, nota 5,6 e EM Maria Queiroz de Oliveira, nota 5,6.

Também receberam homenagens as 40 unidades que foram contempladas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que liberou uma parcela extra para unidades executoras que tiverem um alto desempenho na execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Os diretores e vice-diretores eleitos e reeleitos deverão participar do Curso de Atualização em Gestão Escolar no Município, nos dias 14 e 15 de março de 2023, também no Trianon, conforme previsto no Edital nº 08/2022, que regulamentou o processo.




24 visualizações
bottom of page