top of page

Prefeitura amplia número de bolsas do Programa Startup Campos





A Prefeitura de Campos ampliou de 12 para 16 o número de bolsas do Programa Municipal de Apoio a Startups, que visa contemplar empreendedores com perfil inovador e tecnológico. A alteração se deu em virtude do alto grau de qualidade dos projetos. A mudança e o novo cronograma do edital foram publicados no Diário Oficial do município desta quinta-feira (9). Acesse aqui. Trata-se do processo de seleção de bolsistas empreendedores promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), para participação no Programa de Incubação na Tec Campos Incubadora de Base Tecnológica.


Com isso, serão concedidas até 16 bolsas individuais no valor de R$ 2.500,00 pelos projetos selecionados no Edital, que apresentarem alta capacidade de inovação e crescimento, com potencial para se transformarem em Startup. No ano passado, as bolsas eram de R$ 1.100,00.


Nas fases 01 e 02 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por projeto selecionado pelo período de 12 meses. Na fase 03 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por até 12 projetos selecionados, pelo período de seis meses.


Seguindo o novo cronograma, a divulgação dos resultados preliminares será feita nesta sexta-feira (10) e caso haja necessidade de apresentar recurso, os candidatos deverão fazê-lo nos dias 11 e 12 de novembro. Já a divulgação dos resultados finais acontecerá no dia 17 de novembro no site da Prefeitura e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).


De acordo com a gerente de articulação de projetos da Seduct, Adriana Crespo, os selecionados terão o período de 21 a 30 de novembro para entregarem na Tec Campos o Termo de Outorga de Bolsa com o projeto, assinado e rubricado em todas as folhas, pelo representante do projeto, no horário de 9h às 17h, na Avenida Alberto Lamego, 2000, anexo ao Centro de Convenções da UENF.


“Caso não possam entregar o Termo de Outorga de Bolsa e as Declarações presencialmente, somente serão aceitos os Termos e Declarações enviados via o endereço eletrônico, startupcampos@edu.campos.rj.gov.br, contendo assinatura de Certificado Digital”, explicou Adriana.




OBJETIVO

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, afirmou que o Programa Startup Campos visa fomentar a cultura inovadora e empreendedora no município, por meio da oferta de bolsas na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico, que estimulem a criação de empresas de base tecnológica, em programas de incubação. “Agora, vamos dar oportunidade para que mais empreendedores possam crescer e gerar renda para o nosso município”, explicou o secretário.


A Tec Campos é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída por Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR), Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (FUNDAÇÃO PRÓ-IFF), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA), Universidade Cândido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos), Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG).




Adriana Crespo destacou que a Tec possui uma estrutura para estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios, capacitando o empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais e oferecendo uma infraestrutura física mínima necessária ao funcionamento das empresas nascentes.


“Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias, treinamentos, workshops e networking, direcionados em cinco eixos (Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia) visando à formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica”, informou Adriana.



CRONOGRAMA RETIFICADO


Lançamento do Edital - 05/10/2023

Período de inscrição - 05 a 22/10/2023

Seleção - 23 a 31/10/2023

Divulgação dos resultados preliminares - 10/11/2023

Recursos - 11 a 12/11/2023

Divulgação dos resultados finais - 17/11/2023

Assinatura do termo de outorga das bolsas - 21 a 30/11/2023

Início das atividades dos projetos selecionados - 01/12/2023




55 visualizações
bottom of page