Prefeitura e IFF assinam termo de cooperação técnica

A Prefeitura de Campos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Campos Centro (IFF) assinaram termo de cooperação técnica, nesta terça-feira (27), com o objetivo de implementar estudos na busca de soluções para as demandas tecnológicas e de inovação no contexto das atividades dos órgãos municipais. A proposta visa, ainda, possibilitar o desenvolvimento dos potenciais locais, estudantes do IFF, na resolução dessas demandas, e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura à população campista.

O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, e o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, assinaram o convênio, representando o prefeito Wladimir Garotinho. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal, Jonivan Lisbôa, representou o diretor do Campus, Carlos Alberto Fernandes Henriques. A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, também participou do ato, que aconteceu no IFF.

"Considero importante o alinhamento do poder público com a academia, visando buscar soluções baseadas na técnica e na ciência para as demandas do município. Em especial, esse termo de cooperação que firmamos vai possibilitar que nossos estudantes, por meio de seus projetos de conclusão de curso, em vários níveis, possam contribuir ativamente na solução de problemas reais da nossa cidade, qualificando, ainda mais, seus trabalhos e ajudando a nossa instituição a cumprir sua missão de transformar o entorno onde está inserida. É uma parceria que contém benefícios para todas as partes envolvidas, e principalmente, visa o bem-estar da nossa sociedade", afirmou Jonivan.

Segundo Feres, os estudantes terão acesso aos diversos setores da Prefeitura, a fim de elaborarem um levantamento de demandas a serem estudadas e elucidadas pelos Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão e Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do IFF.

"O IFF vai desenvolver propostas de estudo, dentro do contexto de seu rol de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, a fim de resolvermos problemas pontuais que impedem o município de atender a população com mais eficácia e eficiência. Temos feito outras várias parcerias com o IFF visando melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na rede municipal de educação, pois entendemos que somando forças, vamos mais longe", comentou Feres.

De acordo com Marcelo Neves, a Prefeitura vai oferecer certificados aos participantes que efetivamente produzirem soluções.

"Essa parceria será muito boa para todos os envolvidos. Para o aluno que terá em seu currículo o atestado de que gerou solução para problemas do município, através de um trabalho de pesquisa. Para o professor orientador que, assim como o aluno, também receberá certificado de agradecimento. Para o IFF que vai propiciar a questão da pesquisa e extensão, que são marcas da instituição. E para a Prefeitura, que terá encontrado soluções para as demandas elencadas, com custo zero, sem envolver transferência de recursos. A sociedade só tem a ganhar. Parcerias como essa são extremamente benéficas. Vamos elencar um cardápio de necessidades das secretarias e encaminhar para o IFF, que vai enviar aos professores para, junto aos alunos, escolherem os temas a serem trabalhados. Com isso, alcançaremos o objetivo final: devolver a sociedade parte do que ela investe na instituição, no aluno e no poder público", assegurou Neves.




92 visualizações