top of page

Prefeitura entrega novos brinquedos pedagógicos a crianças com necessidades educacionais especiais






Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos iniciou a distribuição de novos brinquedos pedagógicos para crianças com necessidades educacionais especiais. A ação integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Secretaria. Centenas de itens estão sendo ofertados visando garantir a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal, o apoio a alunos típicos e atípicos e o cumprimento do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).


A primeira unidade contemplada foi a Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), que funciona na Cidade da Criança Zilda Arns, e recebeu a visita do secretário de Educação, Marcelo Feres, nesta terça-feira (22). Nos próximos dias, a entrega será feita nas salas de recursos espalhadas pelas unidades escolares em diversos bairros e distritos.





A programação inclui, ainda, exibições gratuitas de filmes com o projeto Cinema Itinerante para toda a família ao longo desta semana, sempre às 18h. Na quarta-feira (23), a Hora do Cinema será na quadra da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa. Quinta (24) na Praça de São Gonçalo, em Goytacazes. Sexta (25), no Ciep Arnaldo Rosa Vianna, Parque Aurora e no sábado (26), no Calçadão de Travessão. O filme a ser exibido será "Extraordinário".





A entrega dos materiais na EAI foi feita aos responsáveis pelos alunos, ao lado da assessora técnica da Seduct, Catia Mello; Suporte Técnico da unidade, Camila Terra; diretora da Escola, Eleonora do Nascimento; professora de Libras, Valéria Martins, e professor de braille, soroban e dosvox, Raul Ferrarez.


Creuza Ribeiro, mãe de Gael, 3 anos, agradeceu pela aquisição e pelo atendimento na EAI. “Eu sou muito feliz aqui e agradeço muito pelo empenho de toda a equipe. Meu filho quando chegou aqui, com 2 anos, só sabia jogar os brinquedos pra cima e não falava nada. Agora, com 3 anos, está falando, interagindo mais, diminuiu a agressividade. Só tenho a agradecer pelo carinho e dedicação de todos. Ele é outra criança. Aqui senti meu filho acolhido e eu também, já chorei muito nos ombros das professoras. Hoje, eu e meu esposo sabemos como lidar com Gael, que é autista e hiperativo”, afirmou a mãe.



De acordo com o secretário, são mais de 80 modelos de brinquedos e outros itens como ábaco aberto, ábaco de Seriação, alfabeto com Ilustrações em Libras, alfabeto em Braille, alfabeto Libras, boneco com Cela Braille, caixa tátil, conjunto aramados, conjunto com peças de encaixe geométrico, conjunto de alfabeto em sílabas, blocos de encaixar com imagens, fantoches, jogos de tabuleiro, de letras e números, quebra-cabeças com sílabas, de animais, de números; conjunto de trânsito, dominós de vários modelos, esquema corporal, jogos de bingo, de conscientização sobre recolhimento seletivo de lixo, de operações matemáticas, entre outros.





“Também temos jogos de xadrez e dama, Kits para aprendizado monetário, relógio pedagógico, rolo de Bobath, tapetes em EVA com letras e números para encaixar, estantes organizadoras e lúdicas, enfim, estamos equipando nossas escolas a fim de vencermos as barreiras da aprendizagem. Quando concebemos a Escola de Aprendizagem Inclusiva, deixamos claro que a presença da família era fundamental e isso está acontecendo na prática. Aqui, os pais aprendem junto com os filhos e aprendem como lidar com as crianças quando recebem um diagnóstico. Os profissionais que atuam aqui têm grande sensibilidade e capacidade técnica para ajudar nossas crianças a descobrirem suas habilidades. Estamos avançando cada vez mais”, afirmou o secretário.


Quanto à programação, Marcelo acrescentou que o objetivo é promover conscientização da sociedade. “Essa é uma agenda inclusiva e estamos indo ao encontro da população, em vários locais, para gerar uma sociedade mais consciente. Esse é o primeiro passo para a mudança e para a construção de uma nova geração que preze pelo respeito ao próximo”, concluiu.




26 visualizações

Comments


bottom of page