A Guarda Civil Municipal de Campos (GCM) iniciou nesta quarta-feira (22), por meio de sua Coordenação de Ensino, os cursos de capacitação de “Práticas de Ronda Escolar” e “Termos de Registros de Ocorrências”, destinados aos patrulheiros que atuam no Grupamento de Ronda Escolar (GRE). De acordo com Elianai Carvalho, coordenadora de Ensino da Corporação, o objetivo da capacitação visa o aperfeiçoamento no trato com crianças e adolescentes. As atividades são desenvolvidas no auditório da sede da GCM, na Avenida José Alves de Azevedo, Centro.
“Ano passado, em dezembro, nós tivemos um curso de formação para novos agentes da Ronda Escolar. Agora, estamos realizando uma capacitação os agentes com o conteúdo de aprimoramento profissional de práticas de ronda escolar e preenchimento de talão de registro de ocorrência”, informa Elianai Carvalho.
As instruções são repassadas pela Coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) Magna Ramos, que coordena 19 patrulheiros que atuam na ronda em diversas regiões do município, com cobertura em 59 unidades escolares da rede municipal.
“Nosso efetivo passa por constantes treinamentos, principalmente, com ênfase nos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas atualizações das leis pertinentes à atividade de segurança pública”, pontua a instrutora Magna Ramos.
Elianai acrescenta que, no cronograma dos cursos, os agentes recebem conhecimento sobre atualizações de leis que versam sobre procedimentos nas abordagens ou detenção de estrangeiros e, inclusive, como proceder mediante comportamentos antissociais de crianças e adolescentes.
COMANDANTE DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PERMANENTE PARA AFERIR QUALIDADE DO SERVIÇO
O comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino, ressalta a importância da capacitação permanente do efetivo para oferecer serviços com qualidade para a população.
“A boa gestão na área da segurança se faz com melhorias permanentes dos equipamentos e com a capacitação dos agentes. Mas é primordial a qualificação permanente pois, sem a capacitação para os exercícios das respectivas funções, não adianta investir na renovação dos equipamentos. As atividades exercidas pelo GRE são muitos dinâmicas nos diversos casos de atendimento e, por isso, temos atuado com frequentes cursos de capacitação do nosso efetivo”, informa Wellington Levino.
O treinamento do efetivo atua como agente facilitador da busca por soluções de problemas que fogem a alçada da escola, integrando e fortalecendo a rede por meio de parcerias com instituições como Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Fundação da Infância e Juventude, entre outros.
Atualmente o grupamento atua em 59 unidades escolares, inseridas no programa, protegendo não só o patrimônio da rede municipal de ensino, mas oferecendo proteção aos estudantes e integrando guarda e comunidade escolar. As demais unidades são atendidas pelas Gerências de Inspetoria Regional da GCM.
Comentarios