A Prefeitura de Campos continua ampliando as ações no sentido de promover uma educação inclusiva na rede municipal de ensino. Na última quinta-feira (05), o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, cumpriu uma agenda de inclusão no Rio de Janeiro, com a presença do vereador Leon Gomes, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara Municipal, e da assessora técnica da Seduct, Catia Mello, mãe atípica de um casal de filhos.
Eles visitaram o Instituto Municipal Helena Antipoff, onde o secretário articulou uma parceria para que o Instituto capacite os profissionais da rede municipal de ensino. O Instituto é um estabelecimento público de ensino especializado em Educação Especial, ligado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, e é centro de referência em Educação Especial no Brasil.
Na sexta-feira (06), Catia representou o secretário em visita ao Instituto JNG, junto ao vereador. Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil que atua em prol da autonomia e independência de adultos com deficiência intelectual, com foco em moradias independentes.
“Com base na ampla experiência do Instituto Helena Antipoff em Educação Inclusiva, firmamos parceria para que eles venham até Campos para ajudar na capacitação dos nossos servidores. As duas visitas representaram uma experiência riquíssima em educação inclusiva, por meio das quais pudemos aprender muito e, com certeza, vamos levar essas boas práticas para nossa cidade, por meio de parcerias, visando avançar na educação inclusiva”, informou Marcelo.
Para Catia, conhecer boas experiências e levar todo conhecimento adquirido para o município de Campos é uma atitude singular por parte do secretário e do vereador Leon Gomes. “Construímos, por meio deste frutífero diálogo, a parceria para formação e capacitação dos nossos professores e profissionais com o Instituto Helena Antipoff e estou certa de que a Educação Inclusiva em nosso município avançará cada vez mais", comentou.
Leon agradeceu pela acolhida e partilha de informações. “Agradeço a todos por viver essa experiência que vai trazer grandes resoluções para nossa cidade. Estamos aqui para agregar conhecimento, para transformar a realidade na nossa cidade, pois inclusão é regra, não exceção. Parabenizo o professor Marcelo, pois está fazendo um excelente trabalho não somente com as pessoas típicas, mas tem também um olhar cuidadoso com as pessoas atípicas. Vamos voltar para nossa cidade com a bagagem cheia de conhecimento e informação”, disse Leon.
A diretora do Instituto, Claudia Medina, agradeceu a visita e parceria. “Foi um prazer receber vocês aqui no nosso Instituto, pois precisamos multiplicar essa política, que é uma demanda, uma necessidade urgente. Temos que ir onde nosso aluno estiver, seja em Campos ou no Rio de Janeiro. As propostas precisam ser alinhadas, as parcerias precisam ser tratadas, e estamos aqui para compartilhar nossas experiências bem sucedidas para gerar um mundo mais inclusivo, mais solidário e com crianças mais felizes”, afirmou Claudia.
Comments