top of page

Prefeitura vai conceder Bolsa Educacional aos professores da rede municipal



Dando prosseguimento à política de valorização profissional, a Prefeitura de Campos vai conceder, a partir do segundo semestre deste ano, o Programa "Bolsa Educacional" para os professores da rede municipal de ensino que ainda não têm nível superior. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), será ofertado um subsídio no valor de R$ 200 para que esses educadores façam sua primeira graduação na área da Educação.

A medida foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho, nesta quinta-feira (27), em suas redes sociais. “A Prefeitura de Campos concederá uma "bolsa educacional" aos professores da rede pública que ainda não têm nível superior, para que façam sua graduação, como estabelece o PNE (Plano Nacional de Educação). Se queremos uma cidade melhor, temos que investir na capacitação de quem leva conhecimento às nossas crianças”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, trata-se de mais um incentivo à formação continuada dos servidores, cuja medida integra a política de valorização profissional desta gestão municipal. O benefício será garantido durante todo o processo de formação, cuja média é de quatro anos para a maioria dos cursos de nível superior.

Ele explicou como vai funcionar. “Vamos enviar à Câmara Municipal, nos próximos dias, um projeto de lei visando regulamentar o programa. O servidor deverá efetuar a matrícula na faculdade de interesse e apresentar a declaração na Secretaria de Educação a cada semestre em que for renovar, de modo a garantirmos a transparência deste processo. É uma grande vitória e, como secretário, posso dizer que estou muito feliz com essa conquista. O prefeito Wladimir Garotinho é sensível às demandas da Educação e pretendemos, com isso, promover a melhoria qualitativa dos nossos professores”, explicou Marcelo.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, diz que “esse é mais um gesto do governo do prefeito Wladimir Garotinho para a implementação de oportunidades ao servidor, para este se qualificar e progredir na carreira pública municipal".


O secretário Marcelo Feres destacou que dados do acompanhamento da evolução na formação docente em nível superior da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes, obtidos através do censo escolar pelo Movimento Todos Pela Educação (Confira AQUI), mostram que 86,6 % dos educadores do país já se encontram com ensino superior e na rede municipal de ensino esse total é de 65,7% apenas.


“Queremos aumentar essa estatística e estamos trabalhando muito para isso. Nosso objetivo é cumprir a meta 15 do PNE, que visa assegurar que, até 2024, todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Trata-se de meta do pacto federativo entre União, Estados e Municípios”, concluiu o secretário.


SAIBA MAIS: Incentivo à formação dos servidores integra política de valorização profissional (AQUI).


31 visualizações

Comments


bottom of page