Primeira-dama e Receita Federal no Projeto Educação Solidária em Cambaíba

Foram doadas cerca de 300 peças de roupas, fruto de parceria firmada com a Receita Federal do Brasil (RFB), além de lanches para as 30 crianças do Acampamento

Foto: SubCom


Com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e do Papai Noel, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu uma ação social de Natal no Acampamento Cícero Guedes, em Cambaíba, nesta quinta-feira (16). Foram doadas cerca de 300 peças de roupas, fruto de parceria firmada com a Receita Federal do Brasil (RFB), além de lanches para as 30 crianças do Acampamento. A distribuição aconteceu por meio do Projeto Educação Solidária em Ação.

A chefe da equipe de Gestão Corporativa da RFB/Campos, Maria Teresa Muniz Sampaio; o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, e a equipe do PSE participaram do evento ao lado do secretário de Educação, Marcelo Feres. Também estavam presentes a diretora de Relações Institucionais da Seduct, Ludmila da Matta, a diretora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Maria Almeida; diretor da Agência de Inovação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Geraldo Timóteo; e as representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), Odisseia Carvalho e Graciete Santana.

"A principal missão da Receita Federal é a arrecadação de tributos e administração deles, mas a gente também faz esse trabalho nos portos e aduaneiras de apreensão de mercadorias comercializadas de forma irregular. Nós estamos muito satisfeitos de ver para onde esses produtos estão sendo destinados, nessa parceria com a Secretaria de Educação. Eles estão chegando a quem realmente necessita. A solução dos problemas sociais sempre passa pela Educação. Vocês estão encarando a educação num âmbito maior, e estão promovendo o social na educação. O superintendente da RFB, Flávio José Passos está muito satisfeito e colocou o órgão à disposição de vocês. Como servidores públicos, estamos tendo a oportunidade de ver a contrapartida do nosso trabalho, o resultado de uma parceria primorosa que deve continuar”, afirmou Maria Teresa.


A primeira-dama destacou que a ação tem caráter social e educativo e afirmou que o governo tem dado atenção especial aos acampados, garantindo diversos serviços da Prefeitura no local. “A Prefeitura, mais uma vez, vem buscando parcerias para atender a quem mais precisa: as pessoas em vulnerabilidade social. É muito importante a presença da Receita Federal aqui, pois mostra a credibilidade da Secretaria de Educação, que vem prestando contas e mostrando, com transparência, qual destino os produtos estão ganhando. Em união, estamos construindo uma nova história para Campos”, declarou Tassiana, lembrando que a Secretaria de Saúde também tem levado vacinas e outros serviços ao local.


Marcelo lembrou que a Seduct remanejou educadores para Cambaíba, a fim de que possam ministrar aulas no próprio acampamento, de acordo com as especificidades da comunidade rural, dando início à modalidade de Educação do Campo. O objetivo é promover a inclusão educacional e social das crianças do acampamento e suas famílias.

“A Secretaria vem ofertando outros serviços no local, como carteiras para a escola do acampamento, kits escolares, orientação para retirada de documentos pessoais, sementes de leguminosas como fava branca e feijão de lima, orientação para matrícula e transferências escolares, etc. Estamos vendo o impacto das ações das políticas públicas e apresentando os resultados dessa parceria com a Receita Federal. Esse é um dos caminhos para fazer a Educação avançar: união”, completou.

Representante da direção regional do Acampamento, Paulo Cesar de Almeida, classificou a ação como um momento de acolhimento importante. “Essa visita mostra que não estamos sozinhos nessa luta. Essa parceria nos ajuda a dar visibilidade do acampamento e faz com que as pessoas tenham uma nova visão a respeito do MST. O apoio de vocês proporciona novos olhares sobre o movimento e mostra para que, de fato, o movimento existe. Além disso, as doações chegam num momento oportuno e vão ajudar a garantir um grande natal com mais dignidade pros nossos filhos”, disse.

O secretário Rodrigo acrescentou: “A Secretaria de Educação está de parabéns por conseguir atender esse público em vulnerabilidade social, já mapeado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Essa ação vem ao encontro do objetivo deste governo: fazer mais para quem mais precisa. Esse é nosso lema”.

Daniel Ribeiro, de 11 anos, ficou à vontade para escolher o que queria vestir. “Escolhi essa camisa pra mim porque gostei muito do bolso e ela é muito bonita”. Rafael Jorge Barreto, pai de Henrique, de 3 anos, agradeceu os presentes recebidos. “Muito importante essa ação, as roupas estão chegando numa boa hora”, comentou.


Reportagem: Kamilla Uhl

15 visualizações