top of page

Processo de alocação de alunos na rede municipal prossegue em fevereiro





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) matriculou todos os alunos em idade escolar obrigatória, que cumpriram as etapas do processo de pré-matrícula e matrícula, dentro do prazo previsto, por meio de Sistema próprio, elaborado pela Prefeitura para esta finalidade. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), todas as crianças a partir dos 4 anos de idade devem estar frequentando escola. Um mutirão foi realizado pela Coordenação de Processamento, Dados e Matrícula na sede da Secretaria durante três semanas visando atender os casos excepcionais, a fim de garantir que nenhum aluno fique sem estudar.


Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, o prazo para efetivação de matrícula para novos alunos terminou em 31 de janeiro, mas o processo de alocação permanecerá ativo durante o mês de fevereiro, após o recesso escolar. “Nosso compromisso é com os pais e alunos que cumpriram todo o cronograma de matrículas. A partir do dia 23 de fevereiro, vamos analisar as novas solicitações de remanejamentos e transferências, que chegaram fora do prazo estipulado – que foi de 19/12/22 a 23/12/22”, explicou Marcelo.


A Prefeitura de Campos recebeu mais de 5.300 novos estudantes este ano na rede municipal de ensino. De acordo com o censo do ano passado, havia cerca de 54 mil alunos na rede. Desde 2021, diversas medidas estão sendo tomadas para ampliar a oferta de vagas em Campos. Uma delas, diz respeito à reestruturação das unidades escolares que estão recebendo obras e manutenções. Além disso, há duas unidades novas sendo construídas, com obras avançadas, e outras três sendo licitadas para início da edificação em breve.


Equipes do Departamento de Supervisão Escolar também estão visitando as unidades a fim de melhorar a logística dos espaços, averiguar a capacidade de atendimento de cada escola e creche, analisando áreas de maior concentração e demandas e promovendo os ajustes necessários, utilizando, para isso, sistema de georreferenciamento.


“O processo de matrícula iniciou ainda no ano passado e envolveu diversas etapas. Atualmente temos mais de 50 mil estudantes com matrículas garantidas. Esse número é maior do que a população total de diversos municípios da nossa região. O modelo educacional da rede municipal tem melhorado bastante, com investimentos em merenda de qualidade, uniformes, manutenções e reformas, mobiliários escolares, laboratórios educacionais de matemática, ciências, robótica, educação inclusiva, além de diversos projetos novos que ainda serão implantados. Tudo isso tem aumentado também a procura dos pais por vagas em nossa rede municipal. E ficamos felizes com isso”, afirmou o secretário.


Segundo ele, a Seduct identificou um crescimento muito além do normal neste ano para pedidos de vagas em creches, ou seja, crianças em idade escolar não obrigatória. “Sempre que temos a vaga, ligamos para os pais ou enviamos mensagens pelo WhatsApp, solicitando que os pais busquem o encaminhamento de matrícula para levar até a escola para confirmar a matrícula. Isso tem evitado a criação de filas e demora no atendimento dos pais na Seduct. A equipe da Secretaria de Educação está trabalhando muito e com total respeito aos pais e estudantes, visando encontrar vagas para todos os estudantes que têm o direito de estudar.

123 visualizações

Comments


bottom of page