top of page

Processo de matrícula 2023 continua nas unidades escolares municipais



A confirmação de matrícula para os novos alunos que desejam estudar na rede municipal de ensino em 2023 deve ser feita até 31 de janeiro. A divulgação da relação dos alunos alocados na pré-matrícula aconteceu em 10 de janeiro. Os pais e responsáveis pelos alunos devem conferir para onde os estudantes foram encaminhados no mesmo site onde fizeram o cadastro (aqui) e procurar a unidade em questão para efetivar a matrícula.


O Departamento de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, enviou para todas as unidades as listas contendo os nomes dos estudantes encaminhados para cada escola e creche, a fim de agilizar o processo, como informou o secretário da pasta, Marcelo Feres.

“Para efetivar a matrícula, os pais deverão levar todos os documentos exigidos no ato da pré-matrícula, conforme publicação no Diário Oficial. As secretarias das unidades estão abertas mesmo durante o período de férias escolares, de segunda a sexta-feira, por 6h diárias. Por isso, eles devem se informar quanto ao horário de atendimento ao público diretamente nas unidades”, informou Marcelo.

De acordo ele, o ano letivo de 2023 na rede municipal de ensino terá início no dia 06 de fevereiro e término em 20 de dezembro de 2023, perfazendo um total de 206 dias letivos. O calendário foi publicado no Diário Oficial do município, por meio de Portaria nº 171/2022 (aqui).


O calendário prevê o início e fim de cada bimestre pertinente aos dias letivos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental e Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos feriados constantes nas leis federais, estaduais e municipais. A mesma edição do Diário Oficial também apresenta a Portaria nº 169/2022, que trata dos procedimentos e normas para as etapas do processo de matrícula, do ingresso de novos estudantes à permanência de alunos antigos nas unidades escolares.

Segundo a subsecretária de Educação, Rita Abreu, o período para a realização da pré-matrícula/2023 para novos alunos interessados em ingressarem na rede municipal terminou em 12 de dezembro. “Já o período de renovação de matrícula para quem já era aluno terminou em 11 de novembro, enquanto o período para a solicitação de transferências dos alunos encaminhados para continuidade de estudos pertencentes à rede municipal de ensino aconteceu entre 19 e 23 de dezembro”, lembrou.


341 visualizações
bottom of page