top of page

Professora da creche Ruth Chagas é a entrevistada desta semana do Hora da Educação



A professora da Educação Infantil da Creche Ruth Chagas, Carla Barros, foi a entrevistada desta semana do Hora da Educação, apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. O tema do programa tem sido as experiências exitosas dos professores nas salas de aula. Nessa quarta-feira o assunto foi o Projeto Estação Educação. A professora é uma das educadoras que utiliza o projeto no ensino-aprendizagem e também participa das gravações dos vídeos. Ela contou que durante a pandemia aprendeu a utilizar os meios digitais com os filhos e quando surgiu a oportunidade de participar do projeto resolveu encarar o desafio porque desejava aprender mais e, ainda, contar com mecanismos modernos para ajudar na sala de aula.

“Quando eu soube do projeto fiquei encantada e quis colocar no nosso dia-a-dia e busquei aprender para colocar em prática aquilo que eu vivencio na sala de aula com os meus pequenininhos, que são tudo para mim. Foi um desafio encarar as câmeras e falar para o público, mas eu venci e aprendi muito com o projeto. As crianças adoram e aprendem de uma forma lúdica e inovadora”, diz Carla.

Marcelo Feres explicou que o projeto Estação Educação envolve a gravação de videoaulas dos diversos componentes curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e EJA; e visa garantir o avanço qualitativo da educação. Foram construídas, inicialmente, salas-estúdio preparadas com 24 câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, em 6 unidades escolares, além da sede da Seduct, para que os professores apresentem conteúdos previstos para cada semana de aula, por meio de “estações”, separadas por níveis educacionais”.

“O objetivo é criar um acervo de materiais didático-digitais interativos e dinâmicos, com abordagens metodológicas dialogadas, contextualizadas e problematizadoras, que sirvam como instrumentos potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem”, resumiu.

O Hora da Educação está em uma nova fase e mostrando as práticas exitosas dos professores nas escolas da Rede Municipal. A Seduct está convidando os professores a apresentarem suas práticas exitosas e as experiências positivas utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem, para que outras escolas conheçam e, também, apliquem com os demais alunos.

As histórias selecionadas serão apresentadas no Programa semanal Hora da Educação, no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube (AQUI). Os interessados devem escrever para o e-mail: assessoria.seduct@edu.campos.rj.gov.br enviando fotos e vídeos dos trabalhos realizados.

22 visualizações
bottom of page