top of page

Professora da E.M. Manoel Ribeiro do Nascimento é a convidada do “Hora da Educação”


O “Hora da Educação” desta semana recebeu a professora Bárbara Soares. Ela é pedagoga e dá aula para o 3º Ano do Ensino Fundamental na Escola Manoel Ribeiro do Nascimento, situada na Tapera. O programa, apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e tecnologia Marcelo Feres, tem destacado as Experiências Educacionais Inovadoras da Rede Municipal.

Esta semana o “Hora da Educação” ressaltou o projeto Lab Mais, implantado em junho de 2022 nas escolas da Rede Municipal. O projeto é composto de laboratórios pedagógicos de Matemática, Ciências, Robótica e Brincar&Aprender e funciona como mais um equipamento importante no ensino-aprendizagem. Bárbara é uma das professoras que têm explorado essa ferramenta na sala de aula. Ela contou sobre seu primeiro contato com o Lab Mais.

“Minha escola foi uma das primeiras que recebeu os laboratórios e eu fiquei muito ansiosa para abrir e ver o que havia lá dentro, mas primeiro foi necessário fazer a capacitação. E no momento que a gente pôde abrir eu já fui separando os materiais que eu percebi que tinha a ver com a minha turma e vendo o que poderia usar para atingir os objetivos que eu estava propondo. Durante a capacitação a gente recebeu várias dicas de como usar o material e isso tornou nosso trabalho muito mais efetivo”, explicou Bárbara.

O secretário ressaltou também a importância dos laboratórios na sala de aula. “A gente chama a atenção para a necessidade de material de apoio na aprendizagem. É sabido que a dimensão concreta, o trabalho em equipe, em duplas, a própria questão da gameficação, muitas vezes, são elementos que constituem também instrumentos de aprendizagem, disciplina e sobretudo o incentivo para o aluno em aprender”, diz Marcelo.

“Meus alunos tinham muita dificuldade em entender a questão das centenas e são crianças do 3º ano e muitas tinham dificuldades em saber o que eram dezenas e quantificar os elementos. E com o uso do material do Lab Mais, os jogos, trabalhos em dupla, a gente foi avançando e conseguindo sanar essas dificuldades e eu já estou trabalhando dezenas de milhar com eles. O laboratório, o lúdico, ele vem para somar com o trabalho do professor”, finalizou Bárbara.

O "Hora da Educação" é semanal, a estreia acontece às quartas-feiras e pode ser visto através do Canal do PAE no Youtube através desse Link.

24 visualizações
bottom of page