No mês dos Professores e dos Servidores Públicos, a Prefeitura de Campos está dando mais um passo na valorização dos profissionais da Educação, com a entrega dos chromebooks. Além disso, está garantindo a implantação da política municipal de educação e inclusão digital, prevista no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Projeto Tô Lig@do!
Nesta terça-feira (24), o secretário da pasta, Marcelo Feres, continua distribuindo os equipamentos aos profissionais na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). Eles estão aprovando a medida. É o caso da professora Thatiana Barbosa, da Escola Municipal Wilson Batista, Parque Guarus, que falou sobre a nova aquisição.
“Estou muito satisfeita adquirindo esse item, pois ele nos possibilitará o acesso a novas ferramentas digitais em sala de aula, trabalhando melhor os conteúdos pedagógicos para os nossos alunos”, afirmou.
Nélia Riscado, da Escola Lídia Leitão de Albernaz, no Parque Cidade Luz, também disse estar satisfeita com seu novo equipamento de trabalho. “Receber esse computador das mãos do nosso secretário de Educação é muito gratificante. Esse Chromebook será de extrema importância para os estudantes, principalmente. Geralmente tudo sai do bolso do professor, e com essa aquisição, vamos economizar. Será de grande valia para nós professores e para nossos alunos”, disse.
A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, lembrou que os professores poderão usar para as ações pedagógicas do dia a dia, durante as aulas, para o acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Módulo Educacional – SUAP Ensino, controle de frequência e lançamento de notas, entre outras ações.
“A medida auxilia na implantação das novas matrizes curriculares que englobam a inserção de novas competências como o Pensamento Computacional, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhado de forma transversal ao currículo da Educação Básica, visando promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, facilitando o processo de resolução de problemas e a tomada de decisão, com a utilização de tecnologias plugadas ou não plugadas”, informou Tânia.
A Seduct publicou a portaria nº 130/2023, que dispõe sobre o regulamento para utilização do Chromebook. Acesse aqui. O projeto Tô Lig@do! compreende a capacitação e o uso de equipamentos e ferramentas de tecnologias digitais com fins administrativos e pedagógicos pelos profissionais, professores e alunos da rede municipal de ensino. Envolve, ainda, a oferta de 8 mil tablets aos estudantes das escolas municipais.
SAIBA MAIS
Comments