Professores e bolsistas do Mais Ciência animados para iniciar os projetos


Após receberem os termos de outorga do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, o Mais Ciência, os professores orientadores e alunos bolsistas estão animados para iniciar os 58 projetos selecionados no edital. O programa, voltado para o Ensino Superior, teve o maior número de projetos inscritos, ao todo, foram 96 trabalhos submetidos. Nesta quinta-feira (25), o prefeito Wladimir Garotinho e o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, efetuaram a entrega dos termos.

Bolsista do projeto e estudante da UFF, Brendo Luis Carvalho de Souza é um dos animados para começar a trabalhar. "O projeto que vou atuar é sobre painéis solares. Vamos observar os conflitos que podem ocasionar a implantação dos painéis solares, as desigualdades em relação à tecnologia, corte de gastos, entre outros. Não vejo a hora de colocar tudo em prática" disse Brendo.

Já João Lukas Ressiguier, bolsista e aluno do Isecensa, disse que sequer conseguiu dormir, de tão ansioso. "Estou cheio de expectativas para começar a trabalhar. O projeto que vou executar é sobre a inovação da indústria da moda, qualidade dos produtos, linha de produção e custos", antecipou João.

O professor Rodrigo Monteiro e a bolsista da UFF Juliana Elias também não veem a hora de iniciarem o trabalho. Eles vão pesquisar sobre a socialização de mulheres em projetos sócioesportivo em Vilas Olímpicas do município. "Queremos saber como é a relação do esporte com o gênero, o público e as práticas estabelecidas", ressaltou Juliana.

CRONOGRAMA – No fim de janeiro, os professores e bolsistas vão enviar um Relatório Parcial das atividades executadas. No ano que vem, em junho, os projetos serão apresentados no Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnóloga (CONFICT). Em julho, ao fim dos 12 meses, eles apresentarão o Relatório Final.

As 58 bolsas serão concedidas por 12 meses nas categorias de IC, IT e Ext, além de 58 taxas de bancada, com fomento da Prefeitura por meio de royalties direcionados à Educação, para projetos desenvolvidos nas temáticas propostas no edital e também em temáticas livres, considerados pela comunidade científica e acadêmica de interesse da Prefeitura. O valor da bolsa IC, IT ou Ext será de R$ 483,00 mensais. A taxa de bancada ao professor orientador será de até R$ 1.500,00, paga em duas parcelas.

17 visualizações