Professores substitutos e estatutários recebem formação continuada



Cerca de 600 professores substitutos contratados pelo Processo Seletivo Simplificado estão participando do processo de formação continuada ministrada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O objetivo é garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a política de valorização profissional. Um novo encontro vai acontecer no dia 07 de julho para os professores efetivos (estatutários) e os contratados que atuam na Educação Infantil (creche e pré-escola), que não puderam comparecer às aulas no dia 20 de junho, incluindo os novos educadores convocados em 23 de junho pelo processo seletivo simplificado de 2021.

A formação acontecerá na Universidade Estácio de Sá, das 8h às 12h e 13h às 17h. No dia 11 de julho, no mesmo horário e local, serão capacitados somente os professores contratados que atuam no Ensino Fundamental Anos Iniciais, que não compareceram às aulas dos dias 20 e 27 de junho ou fizeram de forma incompleta, incluindo, também, os novos educadores convocados em 23 de junho.

A formação é coordenada pelo Departamento Pedagógico, por meio das Coordenações de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Anos Iniciais, e garante certificação de até 8 horas. Estão sendo abordados temas como: a Escrita e a Base da Matemática; Turmas com diversos níveis de aprendizagem: o que fazer?; Desenvolvendo Leitura; e Documentos Seduct no dia a dia do professor.

"Já os professores do Ensino Fundamental Anos Finais serão contemplados em agosto, em data a ser divulgada na próxima semana", informou Ana Márcia Schot, coordenadora da Educação Infantil Anos Finais.

A coordenadora da Educação Infantil, Sirlei Artilles, explicou que a capacitação da educação infantil do dia 20 de junho contou com as palestrantes: Evilania Lobato Borges que abordou o tema: As documentações utilizadas pelo professor na Educação Infantil; Cyntia Sardinha Eduardo Maciel, que falou sobre o desenvolvimento infantil/sugestões de atividades de estimulação; Regina Auxiliadora Lannes e Sissi Elizabeth Moll com o tema: Intencionalidade Pedagógica - BNCC e Planejamento.

“Todas as palestrantes são graduadas em Pedagogia e Pós-graduadas em Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica. A formação da Educação Infantil aconteceu em três momentos: pela manhã, a tarde e à noite, com um total de 140 inscritos”, explicou Sirlei.


A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes, acrescentou: "O encontro do mês passado aconteceu em dois dias. Dessa vez, a gente vai fazer um único encontro com as 8h seguidas, com intervalo para almoço. Falaremos sobre letramento com foco no desenvolvimento e da construção da escrita e a questão da matemática de manhã. E à tarde, falaremos sobre letramento com foco na leitura; sequência didática como instrumento para turmas com diversos níveis de desenvolvimento da aprendizagem; além da questão dos documentos que fazem parte do dia a dia dos professores", adiantou Verônica.


A professora Laura Silva Azevedo Duarte foi uma das que participou da capacitação. “Amei o curso. Profissionais muito capacitados e pacientes para tirar dúvidas. Foi muito gratificante e enriquecedor. Aprendi muita coisa”, ressaltou. A professora Jaqueline Souza também elogiou. “Gostei da capacitação. Me senti acolhida. Esclareceu minhas dúvidas. Foi muito bom. A professora Júlia Vieira complementou: “A capacitação foi muito bem elaborada e esclarecedora. Abordou os principais fatos sobre a Educação Infantil, ou seja, habilidades e comprometimentos a serem alcançados este ano”, finalizou.

57 visualizações