top of page

Profissionais do Projeto Estação Educação em Workshop sobre Oratória




Profissionais do Projeto Estação Educação participaram, na manhã desta quarta-feira (17) do Workshop sobre Oratória Descomplicada na Geodésica da Cidade da Criança Zilda Arns. À tarde, um segundo grupo está sendo contemplado. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), a capacitação falou sobre comunicação e oratória no processo de gravação de videoaulas para a rede municipal de ensino.


A palestra ficou por conta de Wilson Heidenfelder, servidor público da rede municipal de Educação; coordenador do Programa TreinaRH da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e mentor em Comunicação e Oratória.


Ele trabalhou dois aspectos fundamentais do tema. O primeiro trata da questão que envolve os gatilhos impeditivos para que as pessoas se comuniquem bem. “Para que os profissionais se expressem bem é importante identificar quais são esses gatilhos e como saber lidar com eles no processo de construção das aulas”, disse.


Outro ponto tratado diz respeito às técnicas próprias da oratória que ajudam a articular melhor as palavras. “Nesse contexto, falamos sobre como evitar vício de linguagem, postura durante sua comunicação, como organizar seu conteúdo de maneira que ele possa criar um ambiente persuasivo para quem está assistindo, como trabalhar o encantamento junto ao seu grupo de alunos, enfim, utilizar a comunicação e a oratória enquanto ferramentas auxiliares na produção dos seus vídeos e aulas, de maneira que tragam mais conforto aos profissionais na hora de produzirem seu material”, acrescentou Wilson.


Ele acredita que a Secretaria de Educação esteja no caminho certo no que tange a preparar os profissionais para um novo tempo do processo de ensinar e aprender, na era digital.


“O momento é perfeito. O período de pandemia foi o gatilho nesse sentido, ajudou a levar a realidade da educação digital para as escolas e a despertar no profissional que ele precisa dominar essas habilidades, essas ferramentas digitais, por uma educação cada vez mais próxima do seu aluno. E uma das formas de aproximar é o uso da tecnologia. A Secretaria cumpre seu papel quando começa a trilhar esse caminho”, finalizou o palestrante.





O Estação Educação envolve gravação de videoaulas dos diversos componentes curriculares e demais conteúdos extracurriculares. Com ele, a Secretaria de Educação está criando um acervo de materiais didático-digitais no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que estão servindo de instrumentos para recomposição da aprendizagem dos alunos e também de potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas. O material está ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem consultar.


O projeto conta com seis salas-estúdio implantadas na Creche Escola João Perdecene Neto, Lapa; Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos; E.M. Maria Lúcia, no Parque Turfe Clube; Ciep Wilson Batista, em Guarus, e Amaro Prata Tavares, no Centro, além da sala que fica na sede da Seduct.

65 visualizações

Comments


bottom of page