top of page

Programa Conexão DNIT lançado na rede municipal de ensino





O Programa Nacional Conexão Dnit foi implantado na rede municipal de ensino, pela Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nesta terça-feira (24). Por estar próxima à Avenida Presidente Kennedy, que recebe um grande fluxo de veículos, a Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no bairro Jóquei Clube, foi a escolhida para dar início às ações.


O programa visa à formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, com objetivo de salvar vidas. Na quarta-feira (25), haverá reunião no auditório da Prefeitura, às 9h e às 13h, com gestores das unidades escolares, para orientar como acontecerá o programa na rede municipal de ensino.





A coordenadora de projetos da Seduct, Neidimar Abreu, representou o secretário de Educação, Marcelo Feres, no evento de lançamento, e falou da importância da implantação do programa que é desenvolvido em nível nacional.


"O programa Conexão DNIT vai além dos muros da escola pois visa uma educação voltada para a conscientização sobre o trânsito. Vivemos um momento de mudança no trânsito em nossa cidade pra melhorar o ir e vir das pessoas, mas, para isso, é preciso que todos se conscientizem do seu papel como cidadão buscando fazer sua parte no que diz respeito às leis. A educação no trânsito nos possibilita melhor acessibilidade no dia-a-dia com respeito e responsabilidade. Estamos pensando numa educação onde a escola precisa exercer seu papel social, preparando nosso aluno para uma educação cidadã, por isso a Seduct aderiu ao Programa Conexão DNIT", disse Neidimar.



Chefe da unidade na Região Norte Fluminense, João Marcos Figueira explicou que Campos foi escolhida por ter duas rodovias federais, as BRs 101 e 356.


"O programa vai ser estendido para outros municípios, mas Campos é muito importante por ter as rodovias e avenidas com trânsito muito intenso. Durante a execução do programa os professores vão participar e serem agentes multiplicadores entre os alunos. Amanhã, faremos uma reunião com os diretores das escolas no auditório da Prefeitura para apresentar a plataforma, orientar e tirar dúvidas", ressaltou João Marcos.


Diretora adjunta da unidade, Karina Costa falou do orgulho de ter a escola como primeira unidade a receber o programa.


" É mais um parceiro que chega para somar. A nossa escola está situada próxima a uma avenida com trânsito muito intenso e a maioria dos alunos vêm sozinhos, pegam ônibus, então, é muito importante esse trabalho de conscientização e segurança com eles. A gente já foi beneficiado com a pista que foi demarcada e a faixa de pedestre, que não existia. Estamos muito orgulhosos com tudo que a escola está recebendo", disse.





Aluna do 8 período, Giovana do Nascimento Soares, gostou do programa. "É muito legal porque nos ensina a andar na rua com mais segurança e atenção. Aprendi a não ficar usando o celular quando estou andando na rua", disse Giovana.





PROGRAMAÇÃO



24/10/23


7h30 - Abertura com os alunos do 6º ao 9º ano na quadra e início das atividades com o 6º ao 9º ano / Atividades com tabuleiro gigante e gincana de música (paródias e batalhas de rimas)

8h30 - Abertura com os alunos da Ed. Infantil e 1º ano na escola

Contação de história do Davi e da Bárbara

Momento lúdico com pintura do semáforo e desenho do que achou das historinhas

10h - Término com o ensino infantil e 1º ano

10h20 - Término com o 6º ao 9º ano

13h - Teatro na quadra com a turma do 6º ao 9º ano

13h40 - Alunos do 2º ao 5º ano na quadra para assistir a apresentação de teatro dos alunos do 6º ao 9º ano

14h - Abertura do evento na quadra com todos os alunos do turno da tarde

Alunos do 2º ao 5º continuam na quadra para trabalhar com o tabuleiro gigante e votar nas imagens sobre o trânsito feito pelos alunos

Alunos da educação infantil e 1º ano vão à escola para a contação de histórias e pintura e desenho.

15h30 - Término do evento


No dia 25/10 - Haverá reunião às 9h e às 13h, com gestores das unidades escolares, para orientar como acontecerá o programa na rede municipal de ensino.




155 visualizações
bottom of page