top of page

Programa de Resistência às Drogas e à Violência segue nas escolas municipais




O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ) segue acontecendo nas unidades escolares da rede municipal de ensino. As ações consistem no esforço cooperativo da Polícia Militar com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Poder Público, das escolas, dos pais e dos estudantes, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.


Na próxima segunda-feira (21), as ações acontecerão na Escola Municipal Prisco de Almeida e no Ciep Custódio Siqueira, ambos no Calabouço. Terça-feira (22), será a vez da Escola Manoel Coelho, em Goitacazes, e Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, em Donana.


Na semana passada, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, acompanhou o trabalho na Escola Lions II, do Parque São Jorge, onde a sargento Michele Braga ministrou palestra para os alunos do 5º ano de escolaridade.


“O Proerd é muito importante pois ajuda a preparar nossos alunos para o futuro, ensinando, por meio da educação, a gerar cidadãos conscientes, cumpridores de regras, construindo pessoas melhores para o futuro do nosso município e da sociedade. É uma parceria bastante eficaz entre escola, família e Polícia Militar”, disse Marcelo.


A sargento destacou que, neste mês de agosto, o Proerd está completando 31 anos de existência. “É muito importante essa parceria com a Secretaria de Educação, pois temos oportunidade de mostrar esse trabalho que visa promover a prevenção ao invés da repressão. A gente permanece por quase um semestre atendendo os alunos de cada escola e a gente percebe a mudança de comportamento dos alunos nitidamente. Houve escola em que cheguei para dar palestra e os alunos disseram que não gostavam da gente simplesmente por nos verem fardados. Porém, ao final do ano eles passaram a elogiar e agradecer”, afirmou a sargento.


Enzo Sinflório, de 11 anos, elogiou o Programa. “Eu gosto muito das palestras e aprendo bastante. Ela ensina muitas coisas boas para nossa vida”, disse o adolescente.


PROERD – O Programa é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. É realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Os pais aprendem sobre a importância da amizade e supervisão com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.





26 visualizações
bottom of page