top of page

Programa Dentinho Saudável beneficia alunos da Escola de Campo Limpo




Alunos da Escola Municipal Lúcia Caldas, situada em Campo Limpo, receberam uma visita especial na semana passada, o programa Clube do Dentinho Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O objetivo foi conscientizar as crianças, do Pré I até o 5° ano, além de conhecer e compreender a importância de uma excelente saúde bucal. Eles foram orientados a terem em suas práticas diárias a escovação após as refeições, evitando assim as cáries e mantendo os dentes saudáveis.


Gestora da unidade, Eliane Pessanha, conta que a Seduct apoiou doando a cada aluno creme dental e escova de dente. O evento foi realizado em dois dias: 31 de outubro, com atendimento aos alunos do 2° ao 5° ano, com escavações e palestra. Já no dia 1º foi a vez das crianças da Educação Infantil e 1° ano, com escovações, palestra e teatro.


“Por conhecer o projeto e sua importância, a nossa escola já tem em seu Planejamento Anual a proposta de convidar a equipe do Dentinho Saudável para que as crianças possam estar cientes de sua importância como também serem multiplicadores e mediadores de informações junto à família. A princípio, quando da confirmação da visita, orientei meus professores que trabalhassem previamente com atividades relacionadas à Saúde Bucal”, ressaltou a gestora.




A Lúcia Caldas atende da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental e tem 63 alunos. Supervisora do programa Dentinho Saudável, Conceição Luísa Tavares, conta que a visita também serviu para observar se crianças têm hábitos deletérios, como roer unhas, lápis, morder bochechas, lábios, chupar dedo, chupeta e, dentro dos recursos lúdicos utilizados, como teatrinho de fantoche, foram lançadas informações para que esses hábitos nocivos sejam evitados.




“Dentro dessa temática, a equipe promove saúde de acordo com a idade da criança, adaptando assuntos para passar para eles o que é fundamental para saúde bucal plena. A importância da prevenção, promoção e educação em saúde bucal é evitar aparecimento e agravo de algumas doenças, que podem piorar com a má higiene oral, resultando na redução de doenças e melhora da saúde. Lembrando que o Programa Clube do Dentinho Saudável é do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, cujo diretor é Dr. José Luiz Oliveira”, ressaltou Conceição.




57 visualizações

Comentários


bottom of page