top of page

Programa Economia Criativa encerra 3a edição com apresentação dos pitchs de empreendedores




 

O Programa de Apoio à Economia Criativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está encerrando sua terceira edição com vinte projetos sendo lançados esta semana.  Na noite de ontem, terça-feira (7), os empreendedores bolsistas do Programa fizeram a apresentação dos pitchs de negócios. A ação continua na noite desta quarta-feira (8), das 18h30 às 20h, na sala de reuniões da Tec Campos Incubadora, anexa ao Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

 

No dia 14 deste mês, vai ser realizada a Cerimônia de Encerramento e premiação dos mais bem avaliados pela banca. Os 20 empreendedores criativos estão apresentando seus projetos e sendo avaliados por uma banca, seguindo critérios de inovação e criatividade; aplicabilidade; potencial de mercado; equipe e apresentação. 

 

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, disse que nas duas primeiras edições, 10 projetos foram contemplados e, além das bolsas, os empreendedores receberam capacitação, onde aprenderam a estruturar seus negócios no Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa, desenvolvido pela Tec Incubadora. Em 2023, diante da crescente demanda, o Programa contemplou 20 projetos, beneficiando mais pessoas com bolsas de R$ 1.160,00.

 



“Vivemos um novo momento em nossa sociedade, onde a criatividade e o empreendedorismo têm conquistado um lugar especial. Sob a liderança do prefeito Wladimir, nosso município de Campos tem sido um agente indutor do desenvolvimento da economia criativa por meio dos editais. Hoje, temos a satisfação de conhecer os resultados tão expressivos que a sociedade está apresentando em resposta aos editais indutores. Arranjos produtivos como economia criativa e startups representam um olhar para o futuro”, disse Suzana.

 

De acordo com a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, a Economia Criativa engloba setores econômicos, onde a inventividade, a imaginação e a originalidade são os principais insumos, capazes de gerar valores econômicos a partir do capital intelectual e cultural.

 

Design, moda, música, cinema e entretenimento são alguns exemplos de expressões culturais e artísticas, que possibilitam esse tipo de empreendimento. A estrutura do programa assegura aos empreendedores criativos a capacitação durante quatro meses. São quatro módulos de aprendizagem com orientações dos experientes consultores da Tec e seus parceiros, para tornar os projetos viáveis.

 



“A Economia Criativa desenvolve tanto o lado econômico, quanto social, diante desse fato, o segmento tem conquistado mais reconhecimento e os projetos, mais visibilidade. Em 2020, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a TEC Incubadora, criou o Programa de Apoio à Economia Criativa e foi adotado pela nova gestão, a partir de 2021. Estou muito feliz com a maturidade dos negócios apresentados, dos negócios criativos. Hoje, a economia criativa faz parte do desenvolvimento econômico e social”, destacou Adriana.

 




PROJETOS

 

Terça-feira, 07.05

1- Fluxo Produções - Mariana Coelho, Thamiris e Ana Luiza

2- Fran Produz - Anna Frantchesca e Yuri

3- Simone Brasileiro Fotografia - Simone Brasileira

4- Studio Malum - Luiza Moço

5- Morada das Tranças - Debora Sarah

6- Scartter - Jhonattan Reis

7- O Bonequinho - Diego Ventapane

8- Moda em Campos - Um passeio histórico pelos ciclos econômicos - Wyster Marins

9 - Sweet Coast - Marcelo Vicente

10 - Vórtex - Pamela Figueiredo

 

Quarta-feira, dia 08.05

1- Oficina de Beat - Marcos Vinicius

2- Mesa Posta - Fabiane

3- Ruas da Planície - Igor Faria

4- R2D Quis - Victor Hugo Van Halse

5- Turista Campista - Wesley Machado

6- Artesanato nas Ruas - Juliana Sandomil

7- Thialy - Thialy Paes

8- Papel da Arte - Adam Ramos

9 - KAEDRO - Elbert Merlin

10 - Pequenos Capoeiristas - Sergio Algodão


 

Por Mariane Pessanha

Fotos: Giullia Sousa e Mauro Antônio

 

41 visualizações

Comments


bottom of page