top of page

Programa Hora da Educação aborda II Fórum Regional que acontece este mês



O II Fórum Regional de Educação foi o tema do Programa Hora da Educação dessa semana. O quadro, apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, recebeu a gerente de Relações Institucionais da Secretaria, Ludmila Gonçalves. Ela é assistente social e doutora em Sociologia Política. O programa é transmitido pelo canal PAE no Youtube e pode ser assistido AQUI. https://www.youtube.com/watch?v=abLd5mtHYzk


O Fórum teve a data alterada e vai acontecer em Macaé, nos dias 28 e 29 de agosto. O evento tem como objetivo promover o debate da produção de conhecimento na área, favorecendo a construção de novas políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e apropriação do conhecimento dos estudantes. É voltado aos profissionais do ensino das redes privada e pública - municipal, estadual e federal.


Ano passado, Campos foi a cidade sede do evento, reunindo oito municípios da Região Norte/Noroeste e Lagos fluminense, no Teatro Municipal Trianon. A organização ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Este ano, o Fórum vai abordar o tema “Inclusão: Desafio para uma educação sem barreiras e preconceitos”.


“A gente tem várias experiências em relação à inclusão, como a Cidade da Criança Zilda Arns, que vamos apresentar em Macaé. Ter um segundo Fórum, no ano seguinte ao nosso, nos faz acreditar que foi uma agenda que deu certo, e com certeza, vamos contribuir, participando, para que saiamos de lá com o indicativo de um terceiro Fórum, quem sabe em uma cidade no Noroeste Fluminense. Enfim, temos a expectativa de que mais municípios possam se integrar ao nosso time”, relatou o secretário.


De acordo com Ludmilla, as inscrições serão abertas nos próximos dias. A primeira palestra será com o professor doutor Celso Sanchez, que falará sobre o tema “Do que falamos quando falamos de inclusão escolar? Novos olhares e reflexões sobre a Inclusão Escolar”. A professora Luemy Ávila ministrará sobre Ciência e Tecnologia como Política Pública.


“A gente vai se aperfeiçoando. Nesse evento vai ter o momento da plenária no qual os municípios vão indicar o tema do próximo ano e apontar questões de discussão sobre o que pode ser feito em colaboração, valorizando cada município e cada experiência. No primeiro Fórum teve a apresentação de práticas exitosas que era uma das questões dessa troca, de saber o que o outro município está fazendo e o que podemos aprender. Este ano, vai ter também e o tema vai ser práticas específicas na área de inclusão”, disse Ludmila.





35 visualizações

Comments


bottom of page