top of page

Programa Mais Ciência em fase de assinatura dos termos de outorga



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) enviou, nesta semana, os termos de outorga aos bolsistas aprovados no Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão - Mais Ciência, para assinatura. São 54 estudantes do ensino superior, de universidades públicas e privadas de Campos, que receberão bolsas de R$ 700/mês, além de taxa de bancada para o professor orientador de R$ 1.500,00. 


Esta quarta edição terá início a partir de 1 de fevereiro, de acordo com a gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa, Leonora Tinoco. O primeiro pagamento será feito no início de março. Neste ciclo, a Secretaria aumentou o valor e a quantidade de bolsas ofertadas. Acesse a lista dos contemplados AQUI.


“O Termo foi enviado por e-mail esta semana para inclusão da assinatura eletrônica. Todo o processo será digital. Só serão aceitas assinaturas do gov.br ou do Programa Adobe. O prazo para devolução vai até 02/02. O pagamento da Bolsa e da Taxa de Bancada será realizado via Banco Santander. Os contemplados deverão ir a uma agência e solicitar a abertura de uma conta salário. O prazo para abertura da conta vai até 16/02. Aqueles que já possuem conta no Banco Santander não precisarão abrir uma nova, mas devem enviar os dados para inclusão na planilha de pagamento, para o email maisciencia@edu.campos.rj.gov.br”, informou Leonora.


Como ocorrido em edições anteriores, a Seduct fará um evento no auditório da Prefeitura para marcar o início das atividades, cuja data será anunciada em breve. Na ocasião, será feita a entrega dos Termos de Outorga aos professores e alunos oficialmente. Após o carnaval, haverá reuniões nas secretarias correspondentes aos projetos para conhecimento dos gestores responsáveis e apresentação das propostas.


TEMAS 


Os selecionados desenvolverão pesquisas visando ao desenvolvimento do município, em diferentes áreas como: Infraestrutura urbana para mobilidade ativa: estudo qualitativo em Campos dos Goytacazes/RJ; Mães na Rede: Atenção, Cuidado e Redes de Apoio a mães em sofrimento psíquico; Cartilha sobre os usos do cinema brasileiro nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes; Patrimônio Goitacá: ferramentas digitais na educação patrimonial; Esporotricose em Campos dos Goytacazes: Diagnóstico, controle e prevenção; O cinema enquanto dispositivo de transformação social e cuidado terapêutico no CAPSi; etc.



CREDIBILIDADE


Leonora Tinoco destacou que houve recorde de inscrições neste ano e que a vigência do programa vai de fevereiro a dezembro de 2024. “Neste ciclo, recebemos cerca de 120 projetos, enquanto na edição passada foram cerca de 90. Isso mostra a credibilidade da Academia em relação à Prefeitura, à Secretaria de Educação e ao nosso edital. Alguns dos professores que participaram ano passado, inclusive, estão participando novamente neste ano, o que confirma a confiança no trabalho da Seduct”, destacou.


O objetivo do programa é apoiar estudantes universitários, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, para o desenvolvimento de projetos de interesse das secretarias, subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura. “O Mais Ciência visa estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas instituições de ensino superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município”, explicou Leonora.



70 visualizações

Comments


bottom of page