Programa Sesc na Escola presente na EM Cláudia Almeida em Farol





A Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol de São Thomé, receberá o Projeto Sesc na Escola nesta quarta-feira (11), nos turnos da manhã e tarde. Haverá oficinas pedagógicas, brincadeiras, palestras e oficinas de contação de história, dentre outras atividades nas áreas de cultura, esporte, saúde e meio ambiente.


A Escola de Farol recebeu a visita da chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Mônica Maia, nesta segunda-feira (9), que representou o secretário da pasta, Marcelo Feres. O objetivo foi verificar as demandas locais e conhecer o projeto de horta pedagógica e comunitária.


A escola foi a primeira a receber a Horta Comunitária Agroecológica Pedagógica de Campos dos Goytacazes, através do projeto Mutirões Agroecológicos Para o Exercício Pedagógico do Bem Viver na Baixada Campista (MAPBC). Através dele, terrenos públicos ociosos se transformam em canteiros de hortaliças. Diversos parceiros e voluntários atuam no projeto social que possui caráter educacional, pedagógico, ambiental, sustentável e agroecológico. Centenas de crianças e alunos da rede municipal de ensino e seus familiares estão sendo beneficiados com o serviço. Mais de 40 tipos de cultura entre hortaliças, arbusto, frutíferas e medicinais são cultivados no local.





“Além de conhecer as necessidades da unidade, conversei também com a diretora Maria Vitória e a vice Cláudia, sobre a horta comunitária, que foi uma parceria junto à comunidade local, com os pais de alunos, que tomam conta da hora junto com os diretores desse projeto. As hortaliças e verduras são utilizadas na alimentação das crianças. Elas fazem visitas também ao local, dentro das aulas de ciência, e se conscientizam sobre a importância de ingerir alimentos sem agrotóxicos”, explica Mônica.

141 visualizações