top of page

Programa Startup Campos inicia novo ciclo com 16 bolsistas alavancando a economia





Anderson Oliveira é campista, ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), advogado e mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, além de desenvolvedor/Inves. Entretanto, a principal atividade profissional que mais tem lhe dado orgulho ultimamente é a de investidor. E é com essa mentalidade de empresário que ele participa, pela segunda vez, como bolsista do Programa Startup Campos, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Tec Campos Incubadora.





Ele e outros 15 bolsistas assinaram os termos de outorga do Programa neste mês e participaram da cerimônia de boas-vindas na sexta-feira (8), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O evento contou com a presença do secretário de Educação, Marcelo Feres; subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; presidente da Tec, Henrique da Hora; e a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo.


Para Marcelo, eles serão os futuros empresários de Campos, que vão ajudar a alavancar a economia no município. “Aproveitem a oportunidade a cada dia e que as novas ideias de vocês possam evoluir e amadurecer. Esse programa vai permitir que vocês avancem muito com o apoio do ecossistema. É motivo de muita alegria saber que a adesão ao Programa está aumentando a cada ano, tendo repercutido inclusive no âmbito da Faperj. Esse é um espaço rico para a inovação. Parabenizo a todos os comtemplados. Tenham sucesso nos próximos 18 meses”, disse o secretário.




Henrique também acolheu o novo grupo. “Aqui está a germinação de uma nova matriz econômica que vai elevar nossa economia municipal, baseada em ciência, tecnologia e inovação. Aqui está nosso futuro! Parabéns e sucesso!”, afirmou.


Anderson participou da edição de 2022 do programa com a criação do aplicativo Menugas. “Começamos em 2019, mas foi a partir da participação no Programa Startup Campos, junto com a Tec, que tivemos uma guinada e um grande avanço”, destacou.


Na edição de 2023, ele apresentou o projeto Aplicativo Donna e receberá apoio técnico na Tec, para desenvolver transporte público para mulheres. A ideia é utilizar os próprios ônibus que já existem na cidade e colocar um dispositivo dentro de cada veículo para que as mulheres saibam por onde ele estão transitando, otimizando tempo e facilitando a vida do público feminino.


“Sou um investidor apaixonado por startups e por impulsionar o meu crescimento através da tecnologia. Com minha visão estratégica e conhecimento do mercado, eu vi o Aplicativo Donna como um grande potencial tecnológico que irá contribuir significativamente para a diminuição dos assédios que as mulheres sofrem no transporte público. O Aplicativo Donna irá oferecer um serviço de transporte exclusivo para mulheres, de mulheres para mulheres. Reconhecemos que a segurança é uma prioridade absoluta quando se trata de transporte, especialmente para mulheres. Estamos dedicados a fornecer não apenas um serviço de transporte, mas uma experiência que seja confiável, segura e livre de preocupações”, informou Anderson.





Na Tec, ele aprendeu a desenvolver a habilidade de ouvir. “Essa atitude é fundamental não só nos relacionamentos interpessoais, como também no negócio da startup. É comum o ser humano achar que sabe tudo, mas é ai que precede a queda do indivíduo. Digo isso porque comecei a ter resultados exponenciais quando iniciei a prática das atividades propostas a mim. Se eu mantivesse o mesmo comportamento, teria o mesmo resultado. Logo, decidi mudar para obter novos resultados. Essa política pública é muito importante para o crescimento de todo o negócio. Sabemos que o início de qualquer coisa é difícil, e numa startup não é muito diferente. Com a política pública e com pessoas qualificadas da Tec, conseguimos alavancar a startup para um futuro brilhante, o que muito auxilia todos esses investimentos já feitos”, relatou.




O evento também teve participação de bolsistas da edição anterior que apresentaram os resultados dos trabalhos aprovados. O Coordenador do Programa de Incubação da Tec, Túlio Baita, apresentou o Ecossistema de Inovação da região, e houve, ainda, uma dinâmica de integração entre as empresas do Programa de Incubação.

31 visualizações
bottom of page