top of page

Programação da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promete agradar diferentes públicos




A programação municipal da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes está intensa e cheia de atrações para todos os gostos e públicos. O evento acontecerá de 19 a 21 outubro, das 9h às 16h, no Jardim São Benedito e terá como tema o "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Trata-se de evento nacional com organização local da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).



De acordo com secretário de Educação, Marcelo Feres, mais de 80 órgãos, instituições, universidades públicas e particulares, autarquias e escolas das três esferas: municipal, estadual e federal. A Enel Concessionária de Energia, por exemplo, participará com exposição da Van Experience, uma van tecnológica com muita informação sobre energia e sustentabilidade com ferramentas de inclusão e acessibilidade.







“Duas aguardadas atrações serão a VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação das escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada; e a III Feira de Ciências dos Anos Iniciais. Haverá, ainda, apresentação dos projetos do Programa “Viva a Ciência na Escola”; participação do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura, falando sobre microbiologia para a agricultura; e Firjan/Senai Campos que levará modelagem e impressão 3D (FabLab)”, adiantou o secretário.




A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF) farão a divulgação científico/tecnológica/educacional. Os visitantes também poderão acompanhar uma simulação de pilotagem e exibição ao vivo com a 4J Drone, ou participar de uma apresentação de acesso por cordas, com a Smart Treinamentos, aprendendo a prática de como colocar o cinto e dar os nós e como montar e desmontar as peças.



O Programa Saúde na Escola (PSE), da Seduct, vai ofertar diversos serviços como vacinação itinerante contra Covid-19 e Influenza, exposições dos projetos oferecidos na rede municipal de ensino, aferição de pressão arterial e glicemia (em parceria com o IFF Campos Campus Guarus), oficinas e divulgação dos projetos, dinâmicas e brincadeiras, kit de colorir, entre outros. Os visitantes conhecerão, também, os projetos de laboratórios de robótica, matemática e ciências da Seduct.



A Secretaria de Qualificação e Emprego fará cadastro de curriculum, emissão de carteira de trabalho e inscrição para cursos de qualificação. Além disso, a Tenda de Esportes vai garantir uma vasta programação. Outra parceria confirmada é da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, que vai garantir apresentação artístico cultural, exposição e oficinas.


O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares vai ofertar exposição e oficinas sobre Educação Ambiental. O Porto do Açu levará oficina e exposição sobre educação patrimonial e o Museu Histórico de Campos fará a exposição Luzes pela Cidade e visita guiada sobre o Parque Nilo Peçanha, conhecido como Jardim são Benedito.



O Rotary Club de Campos também vai marcar presença no evento que contará, ainda, com participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levando exposição de animais peçonhentos e sinantrópicos, vacinação antirrábica, medidas de combate e controle da dengue e orientações sobre outras doenças causadas pelo vetor aedes aegypti. O Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) promete emocionar adultos e crianças com espetáculos teatrais encantadores, enquanto a Associação de Autoras e Autores Campistas promoverá exposição de livros.



OBJETIVO



A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, lembrou que em todo o país, a 19a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá entre 17 e 23 de outubro, com exceção de Brasília, que acontecerá entre 21 e 27 de novembro de 2022. “O evento foi criado em 2004, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando e destacando a criatividade, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil”, informou.



Segundo Suzana, serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.


"A proposta é melhorar o desempenho escolar e social dos alunos do nosso município, através do estimulo à leitura, pensamento e atuação como investigadores; além de despertar nos alunos o pensamento crítico, comportando-se como investigador-pesquisador. Outra ideia é estimular os alunos a seguirem carreiras científico-tecnológicas", explicou Suzana.



A coordenadora geral do evento, Carla Sales, acrescentou que estão previstas mais de 200 atividades para serem realizadas ao longo do evento nas tendas/stands e no palco principal, incluindo atividades de cunho social; apresentações artístico-culturais; esquetes teatrais, paródias, bandas musicais, contação de histórias, entre outras.



“Convidamos os professores dos diferentes segmentos e modalidades de ensino: Básico, Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação; empresários, secretários municipais e a população de forma geral. O evento englobará todas as faixas etárias e vai oferecer certificação”, destacou.


13 visualizações
bottom of page