Com o projeto "Artesanato nas Ruas", a filmaker Juliana Sandomil foi uma das 20 participantes selecionadas para a terceira edição do Programa de Apoio à Economia Criativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Ela contou que a ideia surgiu através de uma experiência profissional como cinegrafista de reportagem, quando teve a oportunidade de conhecer o projeto “As Bagaceiras”, que produz peças de artesanato com bagaços de cana de açúcar e também contribui na edição de um documentário que retrata a pesca artesanal na região de Cabo Frio.
Essas oportunidades a fizeram conhecer os saberes tradicionais e compreender a sua importância na preservação e valorização do artesanato como parte fundamental na cultura. Juliana explica ainda que a série documental "Artesanato nas Ruas" propõe o mergulho no coração da cultura e economia criativa de Campos, através de histórias inspiradoras e belas imagens, abordando o mundo dos artesãos de rua e suas vivências e criações.
Desde as feiras tradicionais até os pequenos artesanatos de rua, esta série pretende destacar a tradição e a inovação que impulsionam a economia local.
“Ser selecionada para um curso que nos possibilita aprender novas perspectivas da Economia Criativa é muito importante para o fomento de projetos relacionados à cultura. É uma oportunidade ímpar que combina arte, cultura, tecnologia e negócios de maneira única. O tema “Artesanato nas Ruas” é muito importante para a valorização da cultura local e pode contribuir tanto para a preservação dos saberes tradicionais quanto para o fortalecimento do turismo na região”, afirmou Juliana.
Na noite de ontem, terça-feira (7), os empreendedores bolsistas do Programa fizeram a apresentação dos pitchs de negócios. A ação continua na noite desta quarta-feira (8), 18h30 às 20h, na sala de reuniões da Tec Campos Incubadora, anexa ao Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). No dia 14 deste mês, vai ser realizada a Cerimônia de Encerramento e premiação dos mais bem avaliados pela banca.
Saiba Mais
Por Mariane Pessanha
Fotos: Giullia Sousa e Mauro Antônio
Comments